Publicado em 12 abr 2022

Os riscos nas transações do comércio eletrônico de negócio a consumidor

Redação

Um business to consumer electronic commerce transactions (B2C ECT) envolve as interações de internet entre a organização e o consumidor, quando acessado pelo consumidor por meio de qualquer dispositivo com conectividade com fio ou sem fio, como, por exemplo, computadores pessoais, tablets, assistentes digitais, pessoais e telefones celulares com acesso à internet). Ou seja, uma transação de comércio eletrônico de negócio a consumidor (B2C ECT) é um conjunto de interações entre uma organização e um consumidor para a provisão de um produto por operações online. Um estudo da OLX e do AllowMe levantou os principais golpes aplicados no comércio eletrônico em 2021, perfil da vítima que sofreu a fraude e o comportamento dos fraudadores. Liderando a lista, o golpe da compra confirmada respondeu por 32% dos casos, seguido por anúncio falso e roubo de dados, cada um com 24%, e invasão de conta fechando o ranking com 19% dos casos. O planejamento, o projeto, o desenvolvimento, a implantação, a manutenção e a melhoria eficaz e eficiente do sistema B2C de uma organização são orientados segundo a aderência aos princípios de base focalizados no consumidor. Estes princípios de base podem ajudar a aumentar a proteção ao consumidor em todo o sistema de B2C. Deve-se conhecer as orientações normativas para o planejamento, projeto, desenvolvimento, implantação, manutenção e melhoria de um sistema eficaz e eficiente de transação de comércio eletrônico de negócio a consumidor (B2C ECT) dentro de uma organização.

Da Redação – 

Conforme o relatório da OLX e do AllowMe, o prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2021 foi de cerca de R$ 650 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada. Os celulares estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 45%. Videogames ficam em segundo lugar, com 16%, seguido de computadores, com 15%.

A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (77%), contra 23% de mulheres. 73% das vítimas têm até 31 anos. A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 46%, seguido por Rio de Janeiro, 11%, e Minas Gerais, 8%.

“Mesmo com um maior investimento por parte das empresas nas soluções de segurança e a tecnologia como uma aliada nos modelos de prevenção de fraudes, os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los. Por isso, a educação digital é fundamental para que as pessoas possam identificar comportamentos suspeitos e se proteger. Da mesma maneira que adoramos práticas seguras ao sair n...

Artigo atualizado em 12/04/2022 06:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica