Novos projetos, novo jeito de pensar
Redação
A responsabilidade do líder do projeto é garantir que todos os colaboradores tenham de fato compreendido o propósito e as mudanças advindas da implementação dele, entendendo assim, a razão de estarem se engajando para transformar a ideia em realidade. Pois, sejamos sinceros, um time que não acredita no projeto acabará frustrado no final do dia, não entregando a melhor performance.
Pedro Signorelli –
Começar um novo projeto dentro da empresa, em diversas situações, é muito desafiador, porque requer um planejamento, recursos e negociações com stakeholders para que tudo aconteça da maneira correta. Mesmo empregando tudo ou quase tudo necessário nesta etapa de planejamento, é comum escutar: Poxa, mais um projeto para isso? Pois é, existem maneiras de evitar que as pessoas da organização pensem dessa forma.
O principal problema quando decidimos implementar um novo projeto está relacionado à priorização. Você precisa ter claro o que o projeto vai trazer de benefícios e quais questões vai ajudar a resolver. Podemos considerar esses pontos como básicos, mas grande parte das empresas não age assim e as que agem, não executam essa tarefa bem.
Isso ocorre porque não conseguem sair do habitual, adotar o famoso think outside de box ou pense fora da caixa, pois estão pensando no esforço e não no principal, que são os resultados. Aliado a isso, você deve ter as respostas para algumas perguntas que eventualmente os colaboradores farão: “Por que estamos começando mais um projeto?” e “Qual resultado esperamo...