O desempenho das conexões instantâneas para uso em sistemas pneumáticos
Redação
As conexões instantâneas, como a sua denominação sugere, são elementos cujas particularidades (e composição) possibilitam que sejam aplicadas e montadas com maior facilidade e agilidade. P podem ser utilizadas em instalações e tubos de diversos tipos, são disponibilizadas em diferentes modelos e dimensões que se adequam de forma eficiente em instalações que transportam água, gás, vácuo e demais fluídos com baixas pressões e temperaturas. Estão disponíveis em modelos retos, cotovelos, passa muro, T, etc., podendo ser fácil e manualmente instaladas, basta que os clientes as introduzam até o final do tubo para que elas realizem a vedação, já o processo para desconectá-las é igualmente simples, basta apenas que as suas luvas sejam acionadas. Há especificações e os métodos de ensaio para o projeto e o desempenho das conexões tipo instantânea para uso em tubos termoplásticos com diâmetros externos de 3 mm a 16 mm, incluindo dimensões em polegadas, objetivado estabelecer os métodos uniformes para ensaio de conjuntos de conexões instantâneas, conforme utilizados nas aplicações pneumáticas. Não é aplicável aos sistemas de freio a ar.
Da Redação –
As conexões instantâneas são peças projetadas para reduzir a duração dos processos de instalações em geral, incluindo as conexões em polegadas, milímetros ou também as conexões que habitualmente são utilizadas em sistemas de freio a ar. De modo geral, indica-se o seu emprego em áreas de automação pneumática, de modo a realizarem a condução adequada de ar comprimido.
Desenvolvidas e projetadas com o intuito de facilitar as conexões e diminuir o tempo de serviço com confiabilidade e praticidade, são compactas e permitem, se necessário, várias remontagens. Dessa forma são utilizadas geralmente com quase todos os tipos de tubo plástico e não é necessária a utilização de ferramentas para que essas conexões sejam utilizadas, permitindo assim, a conexão e desconexão feita de forma manual.
A presentam facilidade no processo de montagem, e isso se deve simplesmente ao fato de não exigirem nenhuma espécie de chave no aperto do tubo. Além do mais, toda e qualquer parte metálica presente nas nelas devem ser submetidas a um tratamento de banho de níquel e são capazes de trabalhar com uma pressão que pode atingir até 16 bar e resistir a uma amplitude térmica entre -10°C e 80°C).
A fim de suscitar o máximo em termos de desempenho das conexões instantâneas, deve-se tomar alguns cuidados ao utilizá-las apenas em ar ou água; de nunca as aplicar em locais com temperatura mais elevada, tampouco com presença de faíscas ou fogo; nun...