A determinação do índice de fluidez de materiais termoplásticos
Redação
Há dois procedimentos normativos para a determinação do índice de fluidez por massa (MFR) e índice de fluidez por volume (MVR) de materiais termoplásticos sob condições especificadas de temperatura e carga. O procedimento A é um método de medição de massa. O procedimento B é um método de medição de deslocamento volumétrico. Normalmente, as condições de ensaio para medição do índice de fluidez são especificadas no material-padrão com uma referência à norma. As condições de ensaio normalmente usadas para termoplásticos estão listadas na norma. O MVR é particularmente útil quando se compara materiais de diferente teor de carga e quando se compara termoplásticos com ou sem carga. O MFR pode ser determinado a partir de medições MVR, ou vice-versa, desde que a densidade de fusão à temperatura de ensaio seja conhecida. Esses procedimentos também são aplicáveis aos termoplásticos para os quais o comportamento reológico é afetado durante a medição por fenômenos como a hidrólise (cisão da cadeia), condensação e cadeias cruzadas, mas somente se o efeito for limitado em extensão e somente se a repetibilidade e a reprodutibilidade estiverem dentro do intervalo aceitável. As taxas de cisalhamento nestes métodos são muito menores do que aquelas usadas em condições normais de processamento, e, portanto, é possível que os dados obtidos por estes métodos para vários termoplásticos nem sempre serão correlacionados com seu comportamento durante o processamento. Ambos os métodos são usados no controle da qualidade. A precisão da determinação do MVR de materiais termoplásticos cujo comportamento reológico é afetado por fenômenos como hidrólise e condensação é significativamente influenciada pelo teor de umidade e condicionamento da amostra; manuseio da amostra; uma pequena diferença de temperatura, ou seja, a variação de temperatura no cilindro em relação à posição e/ou tempo; tempo total em que o material é exposto à temperatura do ensaio; volume da amostra; forma da amostra (forma e tamanho dos grânulos, pó, floco, etc.); e a limpeza do aparelho.
Da Redação –
Geralmente, os parâmetros de ensaio para determinação dos valores de MVR e de MFR são especificados na norma do material e devem ser predeterminados para a realização dos ensaios. Os parâmetros de ensaios para a determinação do MVR e do MFR de materiais cujo comportamento reológico é afetado por hidrólise, condensação ou ligação cruzada durante a medição ainda não são mencionados nas normas de materiais.
É provável que os padrões desses materiais sejam revistos ou desenvolvidos no futuro. Se não houver um material-padrão relevante ou se nenhuma condição de ensaio for especificada, então convém que as condições de secagem e ensaio sejam acordadas entre as partes interessadas. O MVR e o MFR são determinados pela extrusão do material fundido no cilindro de um plastômetro por meio de uma matriz com comprimento e diâmetro especificados em condições predeterminadas e temperatura e carga.
Para medição do MFR, os segmentos cronometrados do extrudado são pesados, e a taxa de extrusão é calculada em gramas por 10 min, e registrada. Para a medição do MVR, a distância percorrida pelo pistão em um tempo especifica...