Publicado em 30 mai 2023

A normalização das estruturas flexíveis em obras pelo método tunnel liner

Redação

O tunnel liner é uma solução em aço corrugado, utilizada para a construção de túneis, sem a necessidade de realizar valas ou terraplenagens. Isso evita a interrupção das atividades na superfície, enquanto o trabalho está sendo realizado, reduzindo custos e inconvenientes, seja em áreas urbanas ou rurais. A escavação pode ser feita de forma manual ou mecanizada, para depois reforçar com as placas tunnel liner, que são instaladas por dentro, graças às ao seu design corrugado. O sistema é ideal para obras como redes de água potável, esgotos ou rodovias. É indicado para realização de obras subterrâneas, podendo ser desenvolvido em qualquer tipo de solo, especialmente em espaços urbanos. Os túneis, cujo formato (arco, elipse ou lenticular) podem variar de 1.200mm a 5.000mm. Indicado para o desenvolvimento de redes de esgoto, passagens de pedestres e de veículos, passagem de cabos de telefonia e de energia, reforço na estrutura de túneis, recuperação de galerias, entre outras. Pode ser executado em obras metroviárias e também na área de mineração, mas a principal aplicabilidade e aproveitamento atualmente do túnel liner é em obras de drenagem de águas da chuva (pluviais). A durabilidade das estruturas metálicas corrugadas está diretamente relacionada às características do projeto, bem como às condições do local de instalação. Algumas situações devem ser consideradas na escolha do revestimento e também da espessura para o aço, pois serão determinantes para indicar a durabilidade do tunnel liner, como a condição de vazão e as propriedades físicas e químicas do solo. Há parâmetros normativos para as características exigíveis na fabricação das estruturas flexíveis em chapas múltiplas de aço corrugadas para obras executadas pelo método não destrutivo tunnel liner.

Da Redação – 

A técnica executiva de implantação do tunnel liner emprega chapas de aço corrugado de fácil manuseio, o que permite escavações com avanço modular de 46 cm. Com área reduzida de solo exposto, este sistema oferece um espaço seguro aos trabalhadores na frente de escavação. As escoras metálicas para garantir a forma geométrica durante a montagem, bem como apoiar escudos frontais, podem ser fixadas nos flanges das chapas de revestimento para reduzir riscos de deformações e desmoronamentos.

Justamente por ser um sistema de montagem simples, no qual a união das chapas de aço corrugado se dá através de parafusos, o aumento de produtividade em sua obra é significativo. Afinal, a cada novo segmento do túnel montado, é possível a imediata escavação para o anel seguinte sem haver a necessidade de interromper ou paralisar os serviços. O tunnel liner é um sistema de revestimento com chapas de aço aparafusadas. Por isso mesmo, permite abertura de janelas e adaptações dentro do túnel para contornar ou eliminar interferências não cadastradas que possam surgir durante a execução.

A capacidade de suporte de estruturas f...

Artigo atualizado em 30/05/2023 04:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica