Publicado em 27 jun 2023

A qualificação e a certificação do instrumentista de manutenção

Redação

O instrumentista deve ser um profissional qualificado, já que atua diretamente nas áreas da eletroeletrônica, pneumática, hidráulica, mecânica, química, informática, fora o fato que tem que entender como funciona um processo industrial, ou no mínimo parte dele, para conseguir atender satisfatoriamente a produção, interferindo diretamente na qualidade do produto, nos impactos ambientais, na redução de custos e perdas, na proteção do processo e segurança operacional. Ele realiza a instalação, o comissionamento e a manutenção em equipamentos utilizados para controle de processos industriais com atuação nos diversos segmentos da indústria. Há parâmetros normativos obrigatórios e uma sistemática para qualificar e certificar os instrumentistas de manutenção e definir as atribuições e atividades para o profissional descrito. Isso se aplica à qualificação e a certificação de profissionais executantes de serviços de manutenção no campo, sala de controle operacional e em oficinas/laboratórios.

 

Da Redação – 

Esse é o profissional responsável por especificar, montar, testar, manter, comissionar e conservar a integridade e qualidade dos instrumentos utilizados no processo industrial tanto em instrumentos de medição quanto nos elementos finais de controle. Além disso, é de responsabilidade do instrumentista adequar suas instalações para melhor performance dos instrumentos a fim de atender às necessidades que a produção que destina seu trabalho exige.

Portanto, o instrumentista industrial faz parte da equipe que dá o início de um sistema, equipamento ou instrumento. Ele acompanha a instrumentação industrial desde a sua elaboração, passando pela instalação, calibração, comissionamento e manutenção no laboratório da indústria que trabalha. A calibração é outro passo de suma importância no processo em que o instrumentista atua.

Conforme a ...

Artigo atualizado em 27/06/2023 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica