Publicado em 27 jun 2023

Os parâmetros normativos para a marcação dos produtos com o código de barras EAN

Redação

O código de barras EAN é uma sequência de barras claras e escuras (ou espaços e barras) de espessuras diferentes e dispostas paralelamente, formando um código óptico que, ao ser lido por equipamentos de leitura óptica, é traduzido numa sequência de zeros e uns para tratamento por computação eletrônica de dados, conforme padronização na NBR 10172. Já a autoridade nacional designada é aquela designada pela Portaria nº 143, do Ministério da Indústria e Comércio, com o objetivo de administrar, em todo o território nacional, o código nacional de produtos padrão EAN. Há procedimentos normativos a serem cumpridos pela empresa para identificação de seus produtos junto à autoridade nacional designada, o processo de impressão de símbolos quando for utilizado o filme master, as regras para a localização dos símbolos nas embalagens, bem como os requisitos para marcação dos produtos em estabeleci- mentos comerciais no que se referem ao Código Nacional de Produtos - Padrão EAN (ou, simplesmente, código de barras EAN) adotado como padrão nacional.

Da Redação – 

Uma empresa para identificação de produtos junto à autoridade nacional designada deve seguir alguns passos devem para a codificação de seus produtos, utilizando o código de barras EAN: entrar em contato com a autoridade nacional designada para obtenção das informações técnicas (normas) referentes ao código de barras EAN; verificar, junto à autoridade nacional designada, qual o prefixo que deve ser utilizado na codificação; consultar a autoridade nacional designada para verificar quais os itens que podem ser codificados em EAN-8; identificar seus produtos segundo as regras especificadas na NBR 10172; e calcular o dígito verificador para cada item, usando o algoritmo especificado na NBR 10172. Após esta sequência de passos, cada produto deve ser identificado pelo código de barras EAN-13 ou EAN-8.

Já para a produção do filme master, alguns caminhos também necessitam ser seguidos no processo de produção do filme master. Deve-se ressaltar que estes passos são uma recomendação, não sendo obrigatórios, ficando a critério de cada empresa a escolha do processo de produção do filme master que mais lhe convier. Para a...

Artigo atualizado em 27/06/2023 05:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica