Publicado em 30 mai 2023

A atuação dos cobots contribui para o lado social das indústrias

Redação

Pode-se ressaltar que além de contribuírem com a saúde das pessoas e permitirem que não sejam subutilizadas, os robôs colaborativos também não excluem ninguém dos diferentes processos industriais. Dentro da manufatura, existem trabalhos que são realizados apenas por homens mais jovens devido ao estresse físico e quando se tem estas inovações, qualquer um pode facilmente aprender a programá-las. É preciso que a manufatura sempre tenha postos de trabalho que possam ser feitos por pessoas de qualquer idade e sexo.

Bruno Zabeu – 

Um dos principais desafios enfrentados pelo setor industrial nos dias de hoje está diretamente relacionado ao bem-estar dos colaboradores e a qualidade de vida. Isso porque cada vez mais temos visto casos de pessoas que sofreram algum tipo de acidente de trabalho ou que tenham tido problemas de saúde em decorrência de alguma atividade.

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria Especial do Trabalho e o relatório Radar SIT do Ministério do Trabalho e Previdência, a cada 49 segundos um trabalhador se machuca no Brasil. O estudo ainda apontou 571,8 mil acidentes de trabalho em 2021, o que representa uma média de 1.566 por dia e crescimento de 28% em comparação com 2020.

Já a nível global, o país está em quarto lugar, ficando atrás da China, Índia e Indonésia. O estudo traz também um ranking com os estados que tiveram o maior número de casos de acidente de trabalho. Dentre eles destacam-se São Paulo (35% dos casos); Minas Gerais (11%); Rio Grande do Sul (8%); Santa Catarina (7%) e Rio de Janeiro (6%).

Esses dados mostram uma situação delicada que necessita de uma atenção ...

Artigo atualizado em 30/05/2023 04:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica