Publicado em 30 mai 2023

5G e IIoT revolucionarão a plataforma SCADA e vão impor desafios à indústria

Redação

Já há uma nova realidade da plataforma SCADA que, por anos, operou isolada das infraestruturas de TI e fora do alcance dos cibercriminosos. Hoje, as fábricas estão conectadas a redes de computadores -- uma das conexões mais críticas é entre o ambiente SCADA e sistemas de ERP como o SAP -- e também ao mundo externo. A proteção do chão de fábrica passa pelo uso de soluções de segurança e, também, por inovações em monitoração que aumentam as garantias de continuidade nas indústrias de processos.

David Montoya – 

No Brasil e no mundo, o sistema supervisory control and data acquisition (SCADA) é o padrão de fato de indústrias de data centers, óleo e gás, alimento e bebidas, papel e celulose, farmacêutica, tratamento de água e até mesmo edifícios inteligentes. Esta plataforma permite à organização controlar processos industriais, coletando e processando dados em tempo real.

Para isso, o SCADA interage com dispositivos críticos como motores, geradores, bombas, esteiras, sensores e válvulas. Arquivos de logs retratam tudo o que se passa no chão de fábrica. A força do ambiente SCADA em todas as verticais industriais é tal que, de acordo com estudo da Precedence Research, o valor global deste mercado, que era de USD 35,38 bilhões em 2021, deve chegar a mais de USD 61,22 bilhões até 2030.

A crescente integração de soluções da Indústria 4.0 à plataforma SCADA e o uso de inovações como 5G, Internet Industrial das Coisas (IIoT) e inteligência artificial (IA) estão por trás dessa estimativa. Outra forte tendência é o uso de análises de big data sobre o mar de dados SCADA, frequentemente mal explorado pelas organizaçõe...

Artigo atualizado em 31/05/2023 11:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica