Publicado em 21 out 2025

Os impactos nas relações de trabalho dos crimes digitais e da exposição nas redes sociais

Redação

No campo das relações de trabalho, os incidentes mais comuns envolvem as publicações em redes sociais ou grupos de mensagens que possam ofender a imagem da empresa ou de colegas; o vazamento de informações confidenciais de clientes, fornecedores ou empregados; e o assédio moral ou sexual digital, caracterizado por mensagens ofensivas, ameaças, humilhações, envio de imagens inapropriadas ou convites de cunho sexual.

Giovanna Tawada – 

Vivemos em um cenário em que a tecnologia está presente praticamente em todos os momentos do nosso dia: redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de trabalho remoto, sistemas empresariais, dentre outros. A hiperconectividade trouxe inúmeras facilidades, mas também riscos, especialmente quando se trata da proteção de dados e da conduta digital dentro do ambiente corporativo.

Com a digitalização massiva das informações empresariais, cresceu a preocupação com a segurança dos dados. Isso envolve o vazamento de informações, roubo de senhas, clonagem de contas e ataques virtuais se tornaram realidade frequente.

Essa nova forma de criminalidade levou à criação da Lei nº 12.737/2012 (Lei dos Crimes Cibernéticos), que tipificou condutas como a invasão de dispositivo informático para obter, adulterar ou destruir dados, bem como a instalação de vulnerabilidades com fins ilícitos. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – LGPD) trouxe maior responsabilidade às empresas quanto ao tratamento de dados pessoais de clientes e empregados, impondo sanções administrativas e r...

Artigo atualizado em 16/10/2025 12:42.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica