As causas da ansiedade no trabalho
Redação
Qualquer atividade, mesmo que predominantemente física, impõe um estresse mental que, nesse caso, é um termo empregado para designar qualquer influência externa que impacta os seres humanos, afetando-os mentalmente. Ele pode ter efeitos positivos e negativos e induzir a outros processos de aumento ou diminuição da tensão mental nos seres humanos.

A ansiedade no ambiente de trabalho pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, que incluem tanto aspectos organizacionais quanto individuais. A pressão de tempo e altas demandas envolve a necessidade de cumprir prazos apertados e a carga de trabalho excessiva podem gerar estresse significativo.
A insatisfação com o trabalho, seja por falta de reconhecimento, oportunidades de crescimento ou ambiente de trabalho negativo, pode contribuir para a ansiedade. A ausência de controle sobre as tarefas e a maneira como o trabalho é realizado pode levar aos sentimentos de impotência e ansiedade.
A falta de suporte de colegas e supervisores pode aumentar a sensação de isolamento e estresse. As condições físicas inadequadas, como iluminação insuficiente, barulho excessivo e falta de conforto, podem impactar negativamente a saúde mental.
Fatores como autoconfiança, habilidades de enfrentamento e condições de saúde mental pré-existentes podem influenciar a forma como um indivíduo lida com o estresse no trabalho. Traumas ou experiências negativas anteriores em ambientes de trabalho podem predispor um indivíduo a desenvolver ansiedade em situações semelhantes.
A ABNT NBR/NM: NBRISO10075-1 representa uma extensão da ISO 6385, em especial à carga de trabalho mental, descrevendo questões gerais, conceitos e termos com mais detalhes devido às consequências específicas que tem que ser consideradas neste domínio. Esses conceitos do campo da carga de trabalho mental incluem estresse mental, tensão mental e seus efeitos.
Dado que existe uma variedade de concepções diferentes relativamente à carga de trabalho mental, ao estresse mental e à tensão mental, tanto no uso coloquial como no científico, é necessária uma padronização dos conceitos e termos relevantes no domínio da ergonomia. Neste documento, a carga de trabalho mental é considerada um termo genérico que abrange o estresse mental e a tensão mental.
O estresse mental é considerado um termo neutro e não o resultado negativo da carga de trabalho e de outros fatores adotados em outras abordagens. Desta forma, reflete um paralelo com o uso dos termos tensão e deformação pela engenharia.
Assim, o estresse mental refere-se às causas do desgaste mental, e o estresse mental refere-se aos efeitos desse estresse no indivíduo. Isto é consistente com o uso dos termos em outras normas de ergonomia, por exemplo no estresse térmico (ver ISO 7933).
O documento documento define os termos no campo da carga mental, abrangendo o estresse mental e a tensão mental, de curto e longo prazos, bem como as consequências positivas e negativas da tensão mental. Este documento também especifica as relações entre esses conceitos.
Neste documento, o termo carga mental é utilizado como um termo guarda-chuva ou genérico, que se refere a todos os conceitos e construtos mencionados neste documento e não tem um significado próprio específico ou padronizado. Isso é consistente com o uso do termo em ergonomia e suas aplicações, em que ele pode se referir a estresse mental, tensão mental e seus efeitos, ou seja, ambos como causas e efeitos.
Neste documento, o termo carga mental não será então tratado como um termo técnico, mas apenas como uma referência ao domínio da carga mental. As consequências imediatas e diretas da tensão mental são efeitos facilitadores, por um lado e efeitos deletérios, como, por exemplo, fadiga mental e/ou estados semelhantes à fadiga, por outro lado.
As consequências imediatas e diretas da tensão mental são efeitos facilitadores, por um lado e efeitos deletérios, como, por exemplo, fadiga mental e/ou estados semelhantes à fadiga, por outro lado. As consequências indiretas da tensão mental podem ser os efeitos de prática de treinamento. As consequências da tensão mental mencionadas aqui podem diferir em forma e em intensidade, dependendo das precondições individuais e situacionais.
As consequências indiretas da tensão mental podem ser os efeitos de prática de treinamento. As consequências da tensão mental mencionadas podem diferir em forma e em intensidade, dependendo das precondições individuais e situacionais.