Publicado em 13 fev 2024

Graças à IA, o lucro e a sustentabilidade não são mais mutuamente excludentes

Redação

As diferentes tecnologias de inteligência artificial (IA) estão sendo implantadas nos setores mais resistentes para estimular a inovação, melhorar a eficiência operacional e reduzir o impacto ambiental. Essas tecnologias já estão apoiando as empresas em sua jornada para alcançar metas de emissões líquidas zero e, também, a descarbonizar setores nos quais isso é mais difícil de ser alcançado.

Jim Chappell – 

A busca do lucro não está mais em conflito com a sustentabilidade ambiental, e a inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental na transição global para operações industriais mais verdes, reduzindo a lacuna entre os dois lados, a escala e o ritmo da adoção de soluções de sustentabilidade necessárias para enfrentar o agravamento da crise climática. Dados recentes do BCG mostram que 87% dos líderes industriais veem a IA como uma ferramenta útil na luta contra as alterações climáticas, e 43% preveem aproveitar a ciência nos seus próprios esforços para combatê-la.

As tecnologias de IA já estão apoiando as empresas em sua jornada para alcançar metas de emissões líquidas zero e, também, a descarbonizar setores nos quais isso é mais difícil de ser alcançado. Embora a IA generativa venha dominando as manchetes do noticiário, as indústrias seguem integrando outros tipos de tecnologias de IA de diferentes maneiras, como integrar novas fontes de energia renovável nas linhas de produção, impulsionar uma maior produtividade e eficiência, explorar novos conhecimentos para tomar melhores decisões e constru...

Artigo atualizado em 08/02/2024 03:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica