Publicado em 26 set 2023

A Qualidade do projeto de dispositivos e sistemas de alívio de deflagração

Redação

A deflagração é a propagação de uma zona de combustão a uma velocidade inferior à velocidade do som, em um meio isento de reação enquanto a detonação é a propagação de uma zona de combustão a uma velocidade superior à velocidade do som, em um meio isento de reação. Os sistemas desenvolvidos de prevenção e de proteção contra deflagração, tanto para projetos industriais como para instalações existentes, são para projetar, dimensionar, instalar, inspecionar e manter os alívios de deflagração para atender aos seguintes princípios: prevenção para evitar formação de atmosferas explosivas; prevenção para evitar a presença de fontes de ignição; e a proteção para limitar os efeitos de uma deflagração. A norma técnica apresenta as medidas de segurança para prevenção, proteção e mitigação de incêndios e deflagração de gases ou vapores inflamáveis e de pós combustíveis em instalações industriais que manuseiam estas substâncias. Ou seja, há parâmetros normativos para o projeto, instalação, inspeção e manutenção de dispositivos e sistemas de alívio de deflagração de gases e/ou vapores inflamáveis e de pós combustíveis e de seus componentes.

Da Redação – 

As deflagrações são processos térmicos que seguem radialmente para fora em todas as direções através do combustível disponível, longe da fonte de ignição. À medida que o volume da zona de reação se expande, maior área de superfície encontrará mais combustível, como a superfície de um balão inflável. A reação começa pequena e reúne energia com o tempo. Este processo ocorre em velocidades que dependem muito da química do combustível.

Estas velocidades são inferiores à velocidade do som no combustível, pois a velocidade do som através de um material não é constante, mas depende da densidade do material; quanto maior for sua densidade, maior será a velocidade do som através dele). As deflagrações, então, são reações termicamente iniciadas propagando-se a velocidades subsônicas através de materiais como: misturas de gás natural e ar, gases LP e ar, ou vapores de gasolina e ar; propulsores de pó preto ou nitrocelulose (base simples) ou combustíveis para foguetes.

As detonações são muito diferentes. Embora uma detonação ainda seja quimicamente uma reação de oxidação, ela não envolve uma combinação com oxigên...

Artigo atualizado em 26/09/2023 05:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica