Publicado em 09 nov 2021

Compliance: o antídoto para os riscos e os desafios atuais

Redação

O compliance, que é um sistema de gestão para prevenir ilicitudes, protege as pessoas e as empresas e tem força suficiente para colocar a organização em vantagem competitiva. Leia como ele pode diminuir riscos e auxiliar o seu negócio nos desafios atuais. Dessa forma, um sistema de compliance, com um canal de denúncias efetivo, reduz de imediato e de maneira drástica os assédios e os perigos inerentes do relacionamento humano numa empresa que, aliás, configuram-se na maior incidência das denúncias no ambiente corporativo. Desse modo, ocorre melhoria no clima de trabalho, traz satisfação aos funcionários, fortalece o orgulho e comprometimento com a empresa.

Wagner Giovanini – 

O mundo corporativo está passando por diversas modificações, as concorrências estão mais acirradas, os desafios maiores e os riscos de certas situações afetarem irremediavelmente as organizações aumentaram de maneira considerável. As redes sociais são implacáveis e no menor sinal ou percepção de desvio, a organização pode ser bombardeada, ter sua imagem comprometida, chegando até à destruição da reputação, perda numerosa de clientes, entre outros danos.

Uma suspeita de assédio moral ou sexual, discriminação, racismo ou ato contra diversidade tem potencial de expor a empresa, constranger seus dirigentes e sócios e criar uma onda de ódio e repúdio que talvez jamais seja apagada. A corrupção, o suborno, a lavagem de dinheiro, o conflito de interesses envolvendo agentes públicos ou outro ilícito podem, inclusive, levar os infratores à prisão e impor penalidades severas, sufocando definitivamente a instituição.

E, para aumentar o risco, o desvio de conduta ou irregularidade citada não precisa ser cometido pela empresa e seus funcionários, bastando um terceirizado, um fornecedor ou um prestador de ser...

Artigo atualizado em 09/11/2021 04:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica