Publicado em 09 nov 2021

Desvendando o E (environmental) da sigla ESG

Redação

As empresas já estão enfrentando as consequências financeiras de não agir sobre a sustentabilidade, pois muitos países implementaram regulamentações, como impostos sobre carbono e os setores financeiro e bancário integraram regras ESG em seus critérios de financiamento. A única maneira de as partes interessadas evitarem as más condições de empréstimo e a exclusão dos mercados de capitais é mostrar evidências de terem desenvolvido estratégias robustas de sustentabilidade e ESG. Além disso, o mercado de private equity também incluiu os critérios de sustentabilidade e ESG em suas estratégias de portfólio. Os investidores privados perceberam que investir em empresas com uma estratégia ESG robusta e convincente afeta positivamente o return over investment (ROI) e reduz os riscos de crédito e receita.

Alexandre Garcia e Deborah Martinez – 

No início do mês de agosto de 2021, o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) publicou o relatório Sumário para os Criadores de Políticas (Summary for Policymakers), que é um resumo do volume chamado The Physical Science Basis of Climate Change. Serão três volumes a serem divulgados sendo o último previsto para junho de 2022. Com base em mais de 14.000 estudos científicos analisados por 517 cientistas, o relatório concluiu que desde 1850 o planeta aqueceu em média 1,1° C e que o aquecimento médio global deve atingir ou exceder 1,5º C até o ano de 2040.

Esse aumento, que acarretaria mais acontecimentos climáticos extremos, como secas, inundações e ondas de calor, está longe da Agenda 2030, estipulada no Acordo de Paris, realizado em 2015 pelos 195 países membros da ONU, que fixa a redução de emissão de gases de efeito estufa. Ainda segundo o relatório do IPCC, para que o aquecimento seja contido abaixo de 1,5º C as emissões devem cair a zero nas próximas décadas, caso contrário deve-se esperar até o fim do século XXI um aumento de 2,5 a 4° C.

A Figura 1, extraída do re...

Artigo atualizado em 09/11/2021 04:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica