A conformidade da refrigeração mecânica em veículos de transporte refrigerado
Redação
O transporte refrigerado é um método de envio de frete que requer veículos especiais com temperatura controlada. O veículo que transporta os produtos embarcados possui um sistema de refrigeração embutido que mantém os produtos na temperatura desejada durante todo o processo de transporte. Para muitos tipos de produtos, o transporte refrigerado não é uma opção, é uma necessidade absoluta. Os benefícios do transporte refrigerado estão centrados em segurança, conformidade e oferta e demanda básicas. O transporte refrigerado não envolve apenas logística e transporte de um conjunto de itens perecíveis do ponto A ao ponto B, pois se trata de entender como produtos específicos precisam ser transportados com base em sua perecibilidade e garantir que os métodos de transporte usados para mover os produtos sejam rígidos e compatíveis. O comércio global de itens perecíveis aumentou nos últimos anos e deve continuar aumentando. Isso causou uma alta demanda por transporte rápido de produtos perecíveis frescos. O transporte refrigerado é um método de transporte de remessas com caminhões com temperatura controlada especialmente projetada. Os caminhões transportadores possuem um sistema de refrigeração embutido que resfria os embarques a uma temperatura regulada durante todo o processo de embarque. Basicamente, os caminhões são utilizados para o transporte de produtos perecíveis como carnes, frutas, verduras e embutidos, produtos farmacêuticos, etc. Esses tipos de caminhões são superestruturas refrigeradas e isoladas que garantem a refrigeração e mantêm a qualidade dos produtos transportados. As variações de temperatura durante o transporte refrigerado de alimentos reduzem a vida útil do produto. Manter a integridade e a qualidade da carga refrigerada é fundamental para prevenir esses problemas. As partes interessadas, desde frotas que transportam alimentos para centros de distribuição e fábricas, seguem os padrões da indústria para garantir a segurança alimentar. Como um ecossistema, é vital que todos os envolvidos no transporte e armazenamento de alimentos da cadeia de frio entendam esses procedimentos. As temperaturas consistentes preservam a integridade do produto para evitar deterioração e as frotas mantêm uma faixa de temperatura apertada com variações mínimas para garantir que o produto tenha a vida útil mais longa possível. Além dos procedimentos padrão de segurança alimentar, as frotas podem seguir as melhores práticas de transporte de alimentos para garantir a qualidade do produto e maior vida útil ao mesmo tempo em que economizam combustível. Por isso, deve-se entender os critérios de classificação e as informações mínimas de catálogo e identificação, para unidades de refrigeração mecânica utilizadas em veículos de transporte refrigerado, além dos procedimentos de ensaio e os correspondentes métodos de cálculo para determinação de suas capacidades úteis de refrigeração, dos seus coeficientes de eficácia e das suas flechas de ar frio, com o propósito de gerar resultados aplicáveis ao estabelecimento de classificação padrão ou de classificação de aplicação.
Da Redação –
O sistema de refrigeração em um caminhão é parecido com um aparelho de ar condicionado split, pois a unidade evaporadora fica na parte interna e trabalha com o vento frio e a condensadora (onde ficam o compressor e o condensador) fica do lado de fora, trabalhando com fluido e exalando o ar quente. Conforme ressalta a empresa Acrisoft, que atua nesse mercado, para que este sistema funcione é necessário que o compressor esteja sempre em movimento, bombeando o fluido. Para isso, existem várias técnicas, e as principais são: motor diesel independente, direct drive e o sistema eutético.
O motor diesel independente usa um motor diesel menor que os comuns, que fica dentro da unidade condensadora, que pode ser um motor para diesel vermelho ou para diesel branco. Alguns deles utilizam catalisadores que diminuem a emissão de poluentes. A vantagem de usar esse tipo de unidade condensadora é que desde que o tanque esteja abastecido com diesel, o compressor continuará funcionado sem risco para os alimentos mesmo que haja algum defeito no motor do caminhão.
No modelo direct drive, não há motor próprio, pois ele dep...