A responsabilidade das empresas em um novo amanhã
Redação
Hoje, a visão que se faz necessária precisa ir muito mais adiante do que é o conveniente, do que é zona de conforto. Isso exige a conquista de melhores relações com a sociedade e com o meio ambiente. Exige novos valores, sobretudo, de vida - que não podem ficar atrelados a bolhas de interesses. Eis o grande desafio para os atuais líderes de grandes empresas e grupos corporativos: ir além das conveniências mercadológicas e apostar em ações que realmente sejam transformadoras e rentáveis, não só em termos econômicos, mas também em termos sociais e ambientais.
Rafael Gibini –
Diante dos novos desafios impostos pela sociedade, um olhar menos atento pode confundir tradição com estagnação. Nem sempre é assim. Uma organização já estabelecida, com um legado importante para o meio em que atua e uma estrutura mais encorpada e solidificada, pode a todo o tempo redirecionar seus caminhos com a agilidade, a liberdade e a ousadia características de um negócio que esteja decolando pela primeira vez no mercado.
O segredo dessa dinâmica que une uma expertise conquistada e a pulsão de aprendizado e desenvolvimento contínuos está na gestão. Missão, visão, valores: mais do que conceitos estratégicos de gerenciamento empresarial, essas premissas devem ser encaradas como norteadoras de ações que vão além do ambiente corporativo e estejam em sintonia com o contexto geral - ou seja, que tragam resultados não apenas às empresas e seus stakeholders. Afinal, há um universo bem maior a ser conquistado - e ele está em constante expansão.
As vant...