Publicado em 01 mar 2022

A falta de competitividade e produtividade da indústria brasileira

Redação

No setor industrial, há uma grande dificuldade devido à falta de matéria prima e o aumento de preços dos itens necessários para produção. De acordo com estudo da CNI, 68% das empresas enfrentaram problemas para comprar produtos no mercado nacional. Dentre as que utilizam insumos importados regularmente, 56% relataram dificuldade. Mesmo assim, pode-se dizer que a compra de robôs industriais cresceu significativamente. Segundo o relatório The World Robotics 2021 Industrial Robot Report foi registrado um recorde de 3 milhões deles operando em fábricas em todo o mundo, o que significa um aumento de 10%.

Denis Pineda – 

Todos sabem o quanto a pandemia afetou o dia a dia dos empresários de todos os setores, e muito mais do que isso, foi possível observar que aqueles que conseguiram se manter funcionando precisaram recorrer ao avanço da tecnologia e implementar novas soluções. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, revelou que adotaram a indústria 4.0 lucraram mais, conseguiram manter ou até ampliar o quadro de funcionários e tiveram melhores perspectivas em 2021.

Mesmo assim, no setor industrial, observamos uma grande dificuldade devido à falta de matéria-prima e o aumento de preços dos itens necessários para produção. De acordo com estudo da CNI, 68% das empresas enfrentaram problemas para comprar produtos no mercado nacional. Dentre as que utilizam insumos importados regularmente, 56% relataram dificuldade.

Com isso, foi possível observar que a confiança da indústria recuou muito, principalmente com a piora da situação atual e na expectativa das empresas em relação aos próximos meses. De qualquer forma, podemos dizer que a compra de robôs industr...

Artigo atualizado em 01/03/2022 11:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica