Publicado em 26 abr 2022

Os riscos emergentes para os negócios no futuro

Redação

Uma publicação elaborada pelo ACI Institute em parceria com o Board Leadership Center da KPMG no Brasil elenca os nove principais riscos emergentes que devem ser monitorados este ano e com a possibilidade de estar na agenda da liderança das empresas brasileiras ao longo dos anos. Qualquer atividade de gestão de negócio se inicia com uma análise da fundamentação e etapas dos processos e uma análise de custo-benefício. Isto é seguido por uma decisão da diretoria e do organismo de supervisão para implementar e fornecer o comprometimento e os recursos necessários. Tipicamente, o processo de implementação inclui o estabelecimento de mandato e comprometimento, se necessário; a análise de deficiências (gap analysis); a adaptação e o escalonamento baseados nas necessidades organizacionais, cultura e criação e proteção de valor; a avaliação dos riscos associada à transição; o desenvolvimento de um plano de negócios estabelecendo objetivos, prioridades e métricas; estabelecendo o caso de negócios, incluindo o alinhamento aos objetivos organizacionais; e determinando o escopo, responsabilizações, prazo e recursos; e a identificação do contexto da implementação, incluindo comunicação com as partes interessadas. A gestão de riscos na organização deve ser avaliada incluindo contexto e cultura. É importante considerar quaisquer obrigações legais, regulatórias ou de clientes e requisitos de certificação que surjam de quaisquer sistemas de gestão e normas que a organização escolheu adotar. A finalidade desta etapa é permitir uma adaptação cuidadosa da concepção da estrutura para gerenciar riscos e do próprio plano de implementação, e permitir o alinhamento com a estrutura, a cultura e o sistema geral de gestão da organização. Os critérios de risco precisam ser consistentes com os objetivos da organização e alinhados à sua atitude perante o risco. Se os objetivos mudam, os critérios de risco precisam ser ajustados de acordo. É importante para uma gestão de riscos eficaz que os critérios de risco sejam desenvolvidos de modo a refletir a atitude perante o risco e os objetivos da organização.

Da Redação – 

Os indicadores de desempenho podem medir os resultados (por exemplo, perdas ou ganhos específicos) ou processos (por exemplo, de conclusão oportuna dos planos de tratamento de riscos). Normalmente, uma mistura de indicadores pode ser utilizada, mas indicadores de desempenho de resultados geralmente atrasam significativamente as mudanças que lhes dão origem. Como resultado, em um ambiente em rápida mudança, os indicadores de processo (indicadores antecedentes) são provavelmente mais úteis.

Na escolha de indicadores de desempenho, é importante verificar se eles são mensuráveis; a sua utilização é eficiente em termos de exigências de tempo, esforço e recursos; o processo de medição ou vigilância favorece ou facilita o comportamento desejável e não motiva o comportamento indesejável (por exemplo, fabricação de dados); os envolvidos entendem o processo e os benefícios esperados e têm a oportunidade de contribuir para a definição de indicadores; os resultados são capturados e o desempenho analisado e reportado de forma a facilitar a aprendizagem e a melhoria em toda a organização.

Na aplicação da gestão de ...

Artigo atualizado em 26/04/2022 06:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica