Publicado em 29 mar 2022

A gestão do uso das mídias sociais em emergências

Redação

As mídias sociais são as tecnologias e as práticas online que as pessoas usam para compartilhar opiniões, percepções, experiências e perspectivas entre si, transformando interações tradicionais de um para muitos em interações de muitos para muitos. A tecnologia da informação e comunicação mudou rapidamente nos últimos 20 anos, com um desenvolvimento chave com o surgimento das mídias sociais. O ritmo da mudança está se acelerando, como, por exemplo, o desenvolvimento da tecnologia móvel que desempenhou um papel essencial na formação do impacto das mídias sociais. Em todo o mundo, os dispositivos móveis dominam em termos de total de minutos gastos online. Eles colocam os meios para se conectar em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo nas mãos de todos. as motivações que os participantes normalmente citam para compartilhar informações nas mídias sociais. Isso inclui o desejo de revelar conteúdo valioso e divertido para as outras pessoas. Também, se definir, para crescer e nutrir relacionamentos, e divulgar marcas e causas que gostam ou apoiam. Todos esses processos levaram para um meio prático para manter contato com amigos e familiares para serem usados de maneiras que têm um impacto real na sociedade. A influência das mídias sociais está sendo usada de maneiras que moldam a política, os negócios, a cultura mundial, a educação, as carreiras, a inovação e muito mais. Hoje, aproximadamente um em cada cinco adultos recebe suas notícias principalmente por meio das mídias sociais. Como as mídias sociais permitem que as pessoas se comuniquem mais livremente, elas estão ajudando a criar algumas organizações sociais surpreendentemente influentes entre grupos outrora marginalizados. Graças à internet, cada pessoa com visões marginais pode ver que não está sozinha. E quando essas pessoas se encontram através da mídia social, elas podem fazer coisas – criar memes, publicações e mundos online inteiros que reforçam sua visão de mundo e, em seguida, invadem a grande mídia. Sem a mídia social, os males sociais, éticos, ambientais e políticos teriam visibilidade mínima. O aumento da visibilidade das questões sociais e morais deslocou o equilíbrio de poder das mãos de poucos para as massas. Por isso, já existem orientações sobre o uso das mídias sociais na gestão das emergências. Elas podem fornecer as orientações sobre como as organizações e o público podem usar e interagir por meio das mídias sociais antes, durante e depois de um incidente, bem como as mídias sociais podem apoiar o trabalho dos serviços de emergência.

Hayrton Rodrigues do Prado 

Embora o ativismo em mídia social traga uma maior conscientização sobre as questões sociais, existem muitas dúvidas sobre se essa conscientização está se traduzindo em mudanças reais. Alguns argumentam que o compartilhamento social encorajou as pessoas a usar computadores e telefones celulares para expressar suas preocupações sobre as questões sociais sem realmente ter que se envolver ativamente com campanhas na vida real. O suporte é limitado a pressionar o botão curtir ou compartilhar conteúdo.

Um endosso público se destina a satisfazer as opiniões dos outros, enquanto outras pessoas o fazem porque a causa está alinhada aos seus valores. Essa pressão pode ser um fator na recente tendência das pesquisas políticas de interpretar mal as intenções dos eleitores: as pessoas que respondem às pesquisas podem estar respondendo como acham que os pesquisadores esperam ou da maneira que acham que agradará seus pares, mas na privacidade da cabine de votação, eles votam de acordo com suas verdadeiras preferências.

A ascensão das mídias sociais sig...

Artigo atualizado em 29/03/2022 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica