Publicado em 29 mar 2022

O impacto da inteligência artificial (IA) nas indústrias alimentícias

Redação

Na avicultura, por exemplo, seria inviável colocar sensores em cada frango para acompanhar seus dados de qualidade e rastreabilidade. Porém, com o avanço da IA, é possível instalar câmeras especiais que conseguem colher os dados por meio da visão computacional, sem que haja a necessidade de intromissão na rotina da linha de produção. Diariamente, em uma indústria, são perdidos cerca de 200 frangos por não estarem de acordo com o peso correto e, com a ajuda das imagens e da IA, é possível saber a qualidade do frango que chega até a indústria e de qual produtor a ave originou. Ou seja, é possível qualificar e rastrear o produto desde o momento que sai da granja até que esteja embalado. Com toda essa bagagem de informação criada, o consumidor final pode saber como o frango foi criado, quanto tempo levou para ser abatido até ser consumido, além de obter informação sobre a qualidade desse produto.

Thiago Mascarenhas – 

O uso da inteligência artificial (IA) tem mudado a rotina não somente das indústrias alimentícias, mas de toda a cadeia, isto é, desde o produtor até o consumidor final. A partir dessa tecnologia, os produtores passaram a ter mais qualidade com os processos automatizados, enquanto o consumidor passou a ter a oportunidade de conhecer a origem e a procedência do produto.

Já as indústrias diminuíram suas perdas e ganharam na valoração de sua produção. Hoje, a IA está presente principalmente no setor administrativo, na área de marketing e nos meios de comunicação com o cliente, porém, para que a solução adentre nas linhas de produção das indústrias alimentícias, é necessário que o nível da operação industrial evolua tecnologicamente.

Ao lidar com alimentos com riscos de contaminação e representativos investimentos, como a avicultura, por exemplo, seria inviável colocar sensores em cada frango para acompanhar seus dados de qualidade e rastreabilidade. Porém, com o avanço da IA, é possível instalar câmeras especiais que conseguem colher os dados por meio da visão computacional, sem que haja a necess...

Artigo atualizado em 29/03/2022 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica