Publicado em 06 Jul 2021

Os mitos e as verdades sobre a indústria 4.0

Redação

Atualmente, é inegável que houve a necessidade da capacitação e requalificação para utilizar, de maneira plena, todos os recursos tecnológicos disponíveis e necessários no cenário atual das indústrias, mas é importante salientar que a indústria 4.0 é inclusiva. Ela não existe para aposentar pessoas do mercado de trabalho, mas sim estimular a reinvenção dos colaboradores e dos processos produtivos. A adoção da tecnologia em todos os processos industriais exigiu a reinvenção dos profissionais. Eles precisaram, cada vez mais, se capacitar para enfrentar os desafios e tendências das indústrias.

Igor Marinelli – 

Quando pensamos no termo indústria 4.0, o que vem à mente? Indústrias altamente digitais e tecnológicas, com inteligência artificial em todos os processos produtivos e com operações autônomas, com pouco ou sem nenhuma utilização de mão de obra humana. Entretanto, para a indústria cresça com produtividade no modelo 4.0, as pessoas são fundamentais.

Afinal, são elas que diariamente acompanham a operação de todos os equipamentos, procurando antecipar possíveis falhas. Há um mito de que, por conta do crescente uso da tecnologia em todos os processos industriais, ela ficará restrita apenas a pessoas jovens e com nível de estudo elevado. Isto não é verdade.

É inegável que houve a necessidade da capacitação e requalificação para utilizar, de maneira plena, todos os recursos tecnológicos disponíveis e necessários no cenário atual das indústrias, mas é importante salientar que a indústria 4.0 é inclusiva. Ela não existe para aposentar pessoas do mercado de trabalho, mas sim estim...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica