A inteligência estratégica na gestão da inovação
Redação
Atualmente, o conhecimento e os ambientes baseados em informação exigem que os líderes com pensamento estratégico utilizem esse conhecimento para definir sua estratégia organizacional e de inovação. Isto ajuda as empresas a responderem às mudanças em seu ambiente, por exemplo, social, tecnológica, de mercado, regulatória e política. O ciclo de inteligência estratégica devem ser seja um ciclo contínuo. Porém, por razões práticas, pode não ser viável. A coleta de dados e a extração de conhecimento e inteligência podem ser orientadas pelo calendário ou acionadas por um evento externo e/ou interno que requeira atenção da liderança. Há diretrizes normativas para apoiar a inteligência estratégica na gestão da inovação, visando abordar as seguintes áreas relativas à inteligência estratégica nos níveis estratégico e operacional: criar uma estratégia de gestão da inteligência estratégica para apoiar a inovação em uma organização; estabelecer uma gestão da inteligência estratégica para apoiar as atividades e iniciativas de inovação no sistema de gestão da inovação e os processos de inovação relacionados; e aplicar ferramentas e métodos de inteligência estratégica para apoiar as atividades e iniciativas de inovação no sistema de gestão da inovação e os processos de inovação relacionados. Pode-se dizer que a inteligência estratégica é transversal e intersetorial por natureza, não se limitando às atividades de inovação e podendo ser aplicada a todas as áreas em que o conhecimento seja necessário para a tomada de decisões estratégicas e consequentes ações.
Da Redação –
Pode-se dizer que as necessidades de inteligência estratégica de uma organização em relação à inovação dependem da identificação dos dados, das informações e dos conhecimentos pertinentes no contexto da empresa, como, por exemplo, mercado, concorrentes, técnicos e partes interessadas. Deve-se estar ciente de que o ambiente de negócios é dinâmico e está em constante mudança, sendo que a equipe de inteligência estratégica deve levar em consideração alguns aspectos externos e internos.
Isso inclui as áreas de negócio dos projetos de inovação identificadas, as áreas de negócio das atividades e iniciativas de inovação identificadas; as partes interessadas pertinentes, por exemplo, concorrentes, investidores, parceiros, academia e infraestruturas de pesquisa e ecossistemas; as tendências de mercado, incluindo necessidades e expectativas não declaradas dos clientes; as tendências de tecnologia; normas, códigos da indústria e melhores práticas; os quadros e tendências legais e regulamentares pertinentes; a propriedade intelectual e direitos de propriedade intelectual; e os aspectos relacionados à sustentabilidade a...