Publicado em 08 nov 2022

Com a indústria 4.0, a qualidade 4.0 decola e eleva o foco do desenvolvimento

Redação

De uma perspectiva macro, o foco principal da qualidade 4.0 é a transformação digital. envolvendo uma mudança estratégica impulsionada pelas necessidades do cliente e do negócio. De uma perspectiva micro, a qualidade 4.0 visa o uso de métodos de controle de qualidade existentes e a tecnologia da indústria 4.0 para auxiliar as organizações na melhoria e inovação. Sob a catálise da tecnologia da indústria 4.0, a qualidade 4.0 tomou forma e se tornou o foco do desenvolvimento moderno da qualidade. Mais profissionais de qualidade devem aprender e entender as novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0 e considerar como essa tecnologia pode ser usada para agregar valor ao local de trabalho e aos clientes.

Chao-Ton Su – 

Nos últimos dez anos, a indústria 4.0 gerou mudanças substanciais nas práticas de fabricação de vários setores. Por sua vez, essas mudanças afetaram ainda mais a implementação das atividades de gestão da qualidade.

Desde 2004, por exemplo, as buscas no Google por engenharia de qualidade caíram 70%, enquanto o interesse por análise de dados aumentou 20 vezes (1). Os profissionais de qualidade atuais devem aprender e entender a tecnologia recente relacionada à indústria 4.0 e considerar como essa nova tecnologia pode ser usada para agregar valor ao local de trabalho e aos clientes.

Evolução da qualidade

As práticas relacionadas à qualidade passaram por várias mudanças ao longo da história – da inspeção e controle de qualidade ao gerenciamento da qualidade e, eventualmente, ao projeto da qualidade. Atualmente, as atividades de qualidade mais conhecidas são a ISO 9000, gestão da qualidade total, six sigma e o baldrige performance excellence program. Como integrar sistematicamente essas atividades de qualidade para prevenir e resolver problemas de qualidade ainda é uma direção impor...

Artigo atualizado em 08/11/2022 04:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica