Publicado em 08 nov 2022

As especificações normativas das selagens resistentes ao fogo

Redação

A selagem de passagem é um componente único ou sistema usado em abertura de elementos de compartimentação para manter a resistência ao fogo e a de passagem cegam é um sistema em que uma abertura no elemento de compartimentação é selada ou fechada sem incorporação de qualquer instalação de serviço. Por isso, o selante para selagem deve ser um material usado para cobrir uma superfície ou preencher um vazio, com o objetivo de impedir a passagem de chamas, calor e gases quentes. Assim, pode-se dizer que os sistemas de selagens são compostos por partes, sendo a primeira o elemento de compartimentação e a segunda uma abertura criada através ou dentro deste elemento de compartimentação. Quando a abertura estiver apenas em um lado do elemento de compartimentação, o sistema de selagem necessário é chamado de sistema de selagem de passagem de membrana, e quando a abertura for total através do elemento compartimentação, a abertura é chamada de passagem total e o sistema de selagem necessário é chamado de sistema de selagem de passagem total. A próxima parte extremamente importante de um sistema de selagem é a passagem do item penetrante, que pode ser uma instalação de serviço (por exemplo, serviços elétricos, mecânicos, hidráulicos, telecomunicações ou outro serviço) ou um elemento estrutural (por exemplo, vigas, pilares etc.). Por fim, as aberturas em elementos de compartimentação recebem o sistema de selagem. Há requisitos normativos obrigatórios  para classificação, desempenho, especificação, aplicação, instalação, responsabilidades, ensaios e inspeção, manutenção e comissionamento de selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação, a serem empregadas na passagem de instalações elétricas, hidráulicas, mecânicas, de ar-condicionado e comunicações (telefone, dados) e em todas as passagens que permitam a comunicação entre áreas compartimentadas, incluindo juntas perimetrais e juntas de construção.

Da Redação – 

Os usuários necessitam entender os parâmetros e as características das selagens a serem instaladas nas edificações, a fim procurar fazer a correta aplicação desses elementos de compartimentação e assim impedir a propagação de incêndio do pavimento de origem para outros ambientes no plano horizontal (compartimentação horizontal) e no sentido vertical, ou seja, entre pavimentos elevados consecutivos (compartimentação vertical).Essas informações se aplicam a todas as edificações onde é exigida a compartimentação, conforme estabelecido em regulamentos e leis.

A selagem de juntas e de aberturas em elementos de compartimentação resistentes ao fogo não pode ser ocultada por qualquer revestimento ou elemento que a possa cobrir até que esta seja inspecionada e aprovada. Por exemplo, a colocação de um revestimento sobre a selagem é realizada somente após a inspeção e aprovação da respectiva selagem.

Para as selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço em elementos de compartimentação com passagem total, como elementos verticais (paredes) e horizontais (entrepisos), a abertura de passagem total at...

Artigo atualizado em 08/11/2022 05:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica