Publicado em 29 ago 2023

O ensaio para a determinação de pesticidas organoclorados em amostras de águas

Redação

Os pesticidas organoclorados são compostos que apresentam as seguintes características: presença de átomos de carbono, cloro, hidrogênio e, algumas vezes, oxigênio, incluindo um número variável de ligações C-Cl; baixa polaridade e lipossolubilidade; e baixa reatividade química e persistência no meio ambiente. Os resíduos de pesticidas representam a quantidade de pesticidas e/ou seus derivados remanescentes, decorrente do seu emprego, sendo que são normalmente expressos em mg/L ou mg/kg (partes por milhão) e em µg/kg ou µg/L (partes por bilhão). Os pesticidas organoclorados estão entre os agroquímicos que têm sido amplamente utilizados por longos períodos na agricultura, bem como em programas de controle de mosquitos, cupins, etc. Esses pesticidas OC são caracterizados por baixa polaridade, baixa solubilidade aquosa e alta lipossolubilidade e, como resultado, eles têm um potencial de bioacumulação na cadeia alimentar, representando uma grande ameaça à saúde humana e ao meio ambiente. Há prescrições normativas para o método de determinação de resíduos de pesticidas organoclorados por cromatografia gasosa em amostras de águas naturais, de abastecimento, efluentes domésticos e industriais.

Da Redação – 

Os pesticidas organoclorados são produtos sintéticos e pertencem ao grupo dos derivados de hidrocarbonetos clorados, que possuem aplicação na indústria química e na agricultura. Esses compostos são conhecidos por sua alta toxicidade, degradação lenta e bioacumulação. Embora muitos deles tenham sido banidos em países desenvolvidos, o uso desses agentes vem crescendo. Embora os pesticidas tenham sido desenvolvidos com o conceito de toxicidade do organismo-alvo, muitas vezes as espécies não-alvo são afetadas gravemente por sua aplicação.

Eles pertencem à classe dos poluentes orgânicos persistentes (POP) com alta persistência no meio ambiente. Foram usados anteriormente com sucesso no controle da malária e do tifo, mas são proibidos na maioria dos países desenvolvidos. As estatísticas de revisão sobre o uso de diferentes pesticidas mostram que 40% de todos os pesticidas usados pertencem à classe de produtos químicos organoclorados. Devido ao seu baixo custo e à necessidade contra diversas pragas, os inseticidas organoclorados como DDT, hexaclorociclohexano (HCH), aldrin e dieldrin estão entre os pesticidas mais...

Artigo atualizado em 29/08/2023 07:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica