Publicado em 21 set 2021

A proteção contra incêndio por chuveiros automáticos para áreas de armazenamento

Redação

Normalmente, as mercadorias, ou um conjunto formado por produto, embalagem, recipientes, envoltórios, paletes ou qualquer outro componente que possa influenciar na combustibilidade do conjunto, são armazenadas em locais específicos. As mercadorias de classes I, II, III e IV são uma combinação de produtos com suas embalagens e recipientes, com variados graus de combustibilidade. As de classe I são os produtos essencialmente incombustíveis, sem embalagem externa e estocados diretamente sobre paletes de madeira, ou então produtos essencialmente incombustíveis, armazenados em caixas de papelão com ou sem divisórias, ou envoltos em filme plástico ou papel, colocados ou não sobre paletes. As mercadorias de classe II são os produtos colocados em engradados de madeira, caixas de madeira, caixas de papelão de multicamadas ou materiais cujas embalagens tenham combustibilidade equivalente, colocados ou não sobre paletes de madeira. As mercadorias de classe III são os produtos de madeira, papel, tecidos de fibras naturais, plásticos do grupo C ou produtos similares, utilizando ou não caixas de papelão, madeira ou engradados, com ou sem paletes de madeira, podendo conter quantidade limitada de plásticos A e B (no máximo 5% em peso ou volume). As mercadorias de classe IV são as de classe I, II ou III que contenham, no próprio produto ou na sua embalagem, de 5% a 15% em peso ou 5% a 25% em volume de plásticos do grupo A, incluindo também produtos feitos parcial ou totalmente com plásticos do grupo B, assim como materiais plásticos do grupo A sujeitos a derramamento. Esses armazéns podem ser protegidos contra incêndios por sistemas de chuveiros automáticos que é integrado de tubulações aéreas e subterrâneas, alimentado por uma ou mais fontes de abastecimento automático de água, para fins de proteção contra incêndio. A parte do sistema de chuveiros automáticos acima do piso consiste em uma rede de tubulações dimensionada por tabela ou por cálculo hidráulico, instalada em edifícios, estruturas ou áreas, normalmente junto ao teto, à qual são conectados chuveiros automáticos de acordo com um padrão regular, alimentado por uma tubulação que abastece o sistema, provida de uma válvula de controle e dispositivo de alarme. O sistema é ativado pelo calor do fogo e descarrega água sobre a área de incêndio. Por isso, deve-se entender os requisitos para o projeto de sistemas de proteção contra incêndio por meio de chuveiros automáticos para áreas de armazenamento, incluindo as características de suprimento de água e seleção de chuveiros automáticos.

Da Redação – 

Quase todas as empresas armazenam produtos ou possuem estoques de arquivos de papel a matérias primas e produtos acabados. Independentemente do que está sendo armazenado, os espaços de armazenamento tradicionais, como armazéns ou mesmo o mais despretensioso depósito, podem representar um desafio único de controle de incêndio. Os proprietários de edifícios, gerentes ou supervisores de instalações devem prestar atenção especial a alguns fatores críticos ao avaliar suas opções de controle de incêndio.

Para a maioria das situações, o controle de incêndio incluiria um sistema de sprinklers que deve ser projetado para controlar ou suprimir um incêndio em seus estágios iniciais com um número limitado de sprinklers em operação. No entanto, é fundamental que os sistemas de sprinklers sejam adequadamente projetados e instalados que devem proteger o tipo de mercadoria que está sendo armazenada e a maneira como ela é armazenada.

Assim, o projeto do sistema de sprinklers deve considerar a classificação das e commodities baseada no tipo de produto armazenado, incluindo embalagens e materiais de embalagem. Deve-se l...

Artigo atualizado em 21/09/2021 01:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica