Publicado em 13 dez 2022

A relação entre o ESG, a gestão de fornecedores e a continuidade de negócios

Redação

Pode-se citar um exemplo: um problema de fornecimento numa rede de fastfood impactou a continuidade dos negócios e os clientes. Diante deste cenário, surge a importância de realizar uma gestão de fornecedores eficaz e que envolva gestão de crises. Vale cada gestor refletir sobre tais riscos e agir preventivamente para evitar as rupturas e os impactos aos negócios e stakeholders.

Daniela Coelho – 

Imagine a seguinte situação: você frequenta um determinado restaurante fastfood. Um belo dia, este restaurante não abre por falta de produto. Você não entende, visto que o único trabalho, no seu entendimento, seria preparar e vender aquela refeição. Você fica chateado e vai desabafar nas redes sociais da rede de restaurante.

Essa situação não foi inventada. De fato, ocorreu há alguns anos na Inglaterra, onde uma rede de fast food, após a troca do operador logístico, precisou fechar metade de suas lojas por um dia em decorrência de uma ruptura na distribuição dos insumos para preparar as refeições. Esse é só um exemplo, mas existem outras notícias de interrupções causadas por fornecedores, como nos setores automobilístico e de transporte público - só para citar alguns casos que tiveram repercussão na mídia.

Mas o que esses exemplos têm a ver com o objetivo deste artigo? A ideia é explicar cada ponto para responder à pergunta.

- A gestão de fornecedores: a troca de fornecedores estratégicos é algo que pode ser motivado por má qualidade na prestação do serviço, instabilidade financeira do parce...

Artigo atualizado em 13/12/2022 05:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica