Os empresários que decidem no escuro comprometem o crescimento dos negócios
Redação
Muitos empresários ainda tomam decisões no achismo, sem usar dados concretos, o que compromete o crescimento. Os dados são uma bússola para reduzir os riscos, melhorar os lucros e garantir decisões estratégicas, mesmo em pequenos negócios. Embora a digitalização seja apontada como um desafio para pequenos negócios, o especialista acredita que as soluções disponíveis atualmente já permitem um bom nível de controle e análise, mesmo sem equipes especializadas.

Samuel Modesto -
A resistência ao uso de dados concretos ainda compromete a saúde de muitas pequenas e médias empresas no Brasil. Para 2025, a recomendação aos empresários que desejam expandir com segurança é clara: quem quer crescer precisa parar de agir no escuro.
Os dados são bússola, não burocracia. São eles que mostram o caminho para decisões mais conscientes, redução de riscos e crescimento sustentável.
Apesar da abundância de ferramentas acessíveis, muitos gestores seguem tomando decisões baseadas exclusivamente na intuição, sem considerar métricas financeiras, operacionais ou de mercado. Os gestores que tomam decisões sem olhar para os números correm o risco de acelerar o fracasso em vez de impulsionar o crescimento.
A intuição pode até ser útil, mas ela deve ser sempre validada por dados concretos. De acordo com estudo do IBGE, cerca de 60% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos.
Entre os principais fatores está a ausência de planejamento financeiro e de análise estratégica. Isso poderia ser evitado com a adoção de práticas simples, como o monitoramento regular...