Os sistemas de gestão de segurança para todos os tipos e tamanhos de empresas
Redação
Atualmente, há uma crescente incerteza e volatilidade no ambiente de segurança e, como consequência, as empresas enfrentam problemas de segurança que afetam seus objetivos, que desejam abordar sistematicamente em seu sistema de gestão. Uma abordagem formal para a gestão de segurança pode contribuir diretamente para a capacidade de negócios e a credibilidade da organização. Com uma abordagem estruturada, as empresas podem proteger os seus ativos, incluindo os recursos físicos, digitais e de informação, de várias ameaças e vulnerabilidades. Pode, também, abranger as políticas, procedimentos e tecnologias projetados para proteger contra erros internos e ameaças externas, garantindo a continuidade dos negócios e minimizando o impacto de violações de segurança.

Da Redação –
Um sistema de gestão de segurança deve fornecer a uma entidade uma estrutura de princípios operacionais e orientações que lhe permitem melhorar o desempenho de segurança gerenciando proativamente riscos, ameaças e áreas onde há lacunas e vulnerabilidades que podem ter um impacto negativo nesse desempenho. Os planos de segurança devem fornecer a orientação e a informação para ajudar as equipes a responder a uma vulnerabilidade, ameaça e/ou violação de segurança e para ajudar a organização na resposta e a restaurar sua segurança.
Coletivamente, convém que os planos de segurança contenham os detalhes das ações que as equipes tomarão para continuar ou restabelecer o status de segurança acordado; monitorar o impacto das ameaças, vulnerabilidades ou violações de segurança reais ou iminentes, e a resposta da organização a isso; oferecer as referências ao(s) limiar(es) predefinido(s) e ao processo de ativação da resposta; dispor dos procedimentos para restaurar a segurança da organização; fornecer os detalhes para gerenciar as consequências imediatas de uma vulnerabilidade e ameaça de segurança ou violação de segur...