A neutralidade de carbono pela quantificação e compensação da pegada de carbono
Redação
A neutralidade de carbono ou carbono líquido zero pode ser alcançado quando a quantidade de carbono liberada na atmosfera é equilibrada pela quantidade removida, resultando em uma pegada de carbono líquida zero. Isso pode ser alcançado reduzindo as emissões por meio da eficiência energética e transições de energia renovável, e compensando as emissões restantes por meio da remoção de carbono ou projetos de compensação de carbono, como o reflorestamento ou investimento em energia limpa. De acordo com a prática comum, os parâmetros normativos definem a palavra carbono para se referir a todos os gases de efeito estufa (GEE) em expressões compostas, como neutralidade de carbono. Eles são aplicáveis a uma ampla gama de objetos, como organizações, incluindo empresas, autoridades locais e instituições financeiras e produtos como bens ou serviços, incluindo edificações e eventos. Dessa forma a neutralidade de carbono é considerada um caminho de melhoria contínua ao longo do qual a pegada de carbono do objeto é reduzida por meio da implementação de atividades de redução e melhoria na remoção de emissões e, portanto, a necessidade de compensação diminui ao longo do tempo.

Da Redação –
O caminho da neutralidade de carbono de uma entidade descreve a trajetória planejada pela qual a entidade pretende alcançar a neutralidade de carbono e reduzir a pegada de carbono do objeto, alinhada a seu plano de gestão de neutralidade de carbono. É improvável que o caminho da neutralidade de carbono seja um caminho linear e, muitas vezes, é caracterizado por mudanças à medida que as organizações alteram seus processos, revisam as ofertas de produtos, se beneficiam de melhorias em suas cadeias produtivas e alteram os mecanismos de compensação.
Em qualquer ponto ao longo do caminho da neutralidade de carbono, o alcance da neutralidade de carbono é avaliado a partir da pegada de carbono do objeto menos os créditos de carbono, ver figura abaixo.

A pegada de carbono do objeto, os créditos de carbono utilizados e o resultado líquido determinam seu alcance da neutralidade de carbono. Se o resultado líquido for igual a zero, isto é qualificado como carbono neutro.