Publicado em 21 mar 2023

Os métodos relacionados com a perfuração para finalidades ambientais

Redação

A perfuração para fins ambientais é um serviço realizado quando são necessárias amostras de solo ou água subterrânea para avaliar uma área de contaminação, ou quando são necessários poços de monitoramento de águas subterrâneas ou poços de remediação para o tratamento de águas subterrâneas. Esse tipo de perfuração ambiental pode incluir uma série de técnicas de sondagem, incluindo perfuração de furos de água, perfuração com trado de haste oca e amostragem direta ou por sonda. o método de perfuração selecionado precisa ser logisticamente prático e, se possível, minimizar os danos nas perfurações. A avaliação local de um tipo particular de equipamento de perfuração também será um fator extremamente importante a ser considerado antes de um método ser selecionado. Por exemplo, a viabilidade do equipamento de percussão pode ser totalmente fora de questão em algumas partes do país, onde os métodos de perfuração rotativos prevalecem em função das condições locais. Adicionalmente, informações sobre a hidrogeologia podem ser possivelmente requeridas e obtidas durante a perfuração ou durante o registro de sondagem geofísica, ou através da combinação de ambos. Dessa forma, a seleção final do método de perfuração deve ser feita somente após a devida consideração de todos os objetivos do projeto. Independentemente do método de perfuração a ser usado, é importante lembrar que todas as sondagens eventualmente interrompidas e as não utilizadas para instalação de poço de monitoramento ou outro dispositivo de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas, devem ser totalmente preenchidas com calda de cimento ou bentonita (selagem adequada). Este procedimento visa a evitar uma eventual contaminação do subsolo através do caminho preferencial gerado pelas sondagens – furos abertos e abandonados. O material excedente gerado na perfuração deve ser acondicionado e armazenado adequadamente para posterior classificação e destinação final de acordo com legislação vigente. Há requisitos normativos obrigatórios para a execução de sondagem de reconhecimento de solos e rochas para fins de qualidade ambiental.

Da Redação – 

A perfuração para fins ambientais é uma forma de investigar e delinear as condições do subsolo e monitorá-las ao longo do tempo. Os dados coletados podem ser usados para identificar as áreas de contaminação do solo ou das águas subterrâneas, registrar a profundidade do lençol freático ou monitorar e confirmar a eficácia dos esforços de remediação. É importante escolher a tecnologia de perfuração e as técnicas de amostragem corretas com base nas condições geológicas esperadas.

Nos casos em que o método de perfuração escolhido permitir a coleta de amostras, é obrigatória a descrição das características do material. Para isso é necessária uma observação táctil-visual do solo amostrado durante a sondagem de campo. As características que devem ser observadas e descritas, quando possível, são: cor; textura; consistência; nódulos e concreções minerais; presença de carbonatos; presença de manganês; coesão; e os aspectos descritivos das estruturas da amostra.

Os dados obtidos e observados em campo com base nas características listadas acima devem ser registrados e, quando possível, devem ser fotografados. Esta...

Artigo atualizado em 21/03/2023 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica