A Qualidade das palmilhas não metálicas com resistência à perfuração mecânica
Redação
A palmilha não metálica resistente à perfuração é um componente não metálico colocado no calçado (ou que pretende ser colocado) no complexo da sola ou utilizada como palmilha de montagem simultaneamente, a fim de fornecer proteção contra a perfuração. Existem os requisitos normativos e os métodos de ensaio para essas palmilhas não metálicas com resistência à perfuração mecânica, destinadas a funcionar como componentes de calçado de EPI, como, por exemplo, conforme descrito pelas NBR ISO 20345, NBR ISO 20346 e NBR ISO 20347. Essas normas estão relacionadas aos calçados de segurança, de proteção e ocupacionais, que determinam o desempenho e as propriedades requeridas para os calçados. Na introdução destas normas, todas as normas nacionais relativas às palmilhas resistentes à perfuração foram retiradas, deixando os fabricantes desses itens sem nenhum meio de demonstrar o desempenho de seus produtos.
Da Redação –
O ensaio para a avaliação de palmilhas não metálicas resistentes à perfuração em ambiente crítico, no caso de palmilhas não metálicas resistentes à perfuração prontas, as amostras de dois tamanhos diferentes devem ser ensaiadas. Para palmilhas não metálicas não prontas, cortar dois corpos de prova adequados, dando-lhes uma forma similar a uma palmilha típica de tamanho aproximado 41 – 42 (ponto francês).
Novas amostras devem ser utilizadas para cada um dos quatro tratamentos seguintes. Deve-se fixar o corpo de prova no dispositivo de perfuração e colocá-lo em um forno com circulação de ar forçada, mantido a (60 ± 2) °C durante 4 h ± 10 min; reduzir a temperatura para (45 ± 2) °C por mais um período de 18 h a 20 h. Retirar o conjunto do forno e, em um intervalo de 2 min ± 30 s após removê-lo do forno (ou de uma caixa isolante que pode ser utilizada, se necessário), realizar o ensaio de perfuração de acordo com o método descrito na norma.
A palmilha não metálica resistente à perfuração deve ser totalmente imersa em uma solução de suor ácido, conforme especificado na NBR ISO 105-E04:2014, 4.4, a (23 ± 2)...