Publicado em 26 nov 2024

O uso de eletrônicos portáteis e pessoais sem certificação em áreas classificadas

Redação

Pode-se dizer que há quatro tipos de equipamentos portáteis: os dispositivos certificados para atmosferas explosivas (Ex), como, por exemplo, tocha de segurança ou monitor de gás; os dispositivos não certificados para Ex, mas que estão abaixo do nível de energia necessário para produzir uma fonte de ignição, como, por exemplo, um relógio alimentado por uma única pilha tipo botão não recarregável; os dispositivos não certificados para Ex que podem ter energia suficiente para produzir uma fonte de ignição, mas cujo uso foi avaliado como não perigoso, como os marcapassos cardíacos; e os dispositivos não certificados para Ex que podem ter energia suficiente para produzir uma fonte de ignição, mas cujo uso foi avaliado como perigoso, como uma furadeira com bateria recarregável. Esses tipos de equipamentos podem criar faíscas elétricas, superfícies quentes, descargas eletrostáticas e outras fontes potenciais de ignição. Elas podem ser criadas de várias maneiras, por exemplo, escovas de motor, botões de pressão, danos causados por impacto, propriedades eletromagnéticas. Isso não significa ignorar o potencial de acúmulo de eletricidade estática, especialmente em invólucros não condutores, mas, em geral, isso não é significativo, a menos que haja um alto risco de geração de eletricidade estática, como um dispositivo preso a um cinto ou alça de ombro. Por tudo isso, há especificações técnicas que apresentam as orientações ao proprietário ou operador para a utilização de equipamentos eletrônicos portáteis ou pessoais, a serem utilizados em áreas classificadas que exijam nível de proteção de equipamento (EPL) Gb, Gc, Db, ou Dc, que ainda não estejam disponíveis comercialmente com uma certificação.

Da Redação – 

Os equipamentos portáteis ou pessoais adequados podem não estar disponíveis comercialmente com um certificado para utilização em áreas classificadas, mas cuja utilização pode ser necessária por motivos operacionais ou de saúde e segurança, ou podem ser comumente utilizados como itens pessoais. A aceitação de equipamentos sem certificação para utilização em áreas classificadas dependeria das políticas da organização usuária e da avaliação de riscos ou das necessidades, em cada caso.

As especificações técnicas destinam-se a ajudar os usuários a compreenderem o potencial de ignição destes equipamentos eletrônicos portáteis ou pessoais. Esta orientação pode ser ainda mais limitada em função da existência de regulamentações em alguns países. Elas abordam os riscos pertinentes para equipamentos eletrônicos portáteis e pessoais, como ignição por faíscas, superfícies quentes, faíscas geradas mecanicamente, eletricidade estática, radiofrequência, energia ultrassônica e radiação óptica. A tabela abaixo apresenta os exemplos de equipamentos elétricos portáteis e pessoais para utilização em áreas classificadas. Esta li...

Artigo atualizado em 25/11/2024 01:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica