Publicado em 02 mai 2023

A ISO 50001 permite poupar recursos e utilizar fontes de energias alternativas

Redação

73,6% do total da energia brasileira foi gerada por usinas hidrelétricas em 2022, reforçando a dependência do país dessa fonte de energia. Para driblar essa necessidade de chuvas para encher os reservatórios de usinas hidroelétricas, a certificação ISO 50001 garante que a organização tenha um sistema de gestão de energia saudável, reduzindo o consumo de energia, o impacto ambiental e aumentando a rentabilidade. Especifica requisitos para práticas de gestão que são importantes para obter um melhor desempenho energético. Demonstra aos clientes, funcionários e partes interessadas que o uso eficiente de energia é priorizado em sua organização e que a energia é gerenciada sistematicamente. Permite uma comunicação de mercado confiável sobre os esforços de desempenho energético.

Paulo Bertolini – 

Em 2022, 73,6% do total da energia brasileira foi gerada por usinas hidroelétricas, 14,6% por eólicas, enquanto outras fontes como biomassa, pequenas centrais elétricas e solar somaram 11,8%, apontam dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Para driblar a dependência do país de chuvas para encher os reservatórios de usinas hidroelétricas, a ISO 50001 - Sistema de Gestão de Energia surge como aliada, incentivando a utilização de fontes de energia alternativas e renováveis.

As crises hídricas são fenômenos não previsíveis e, em 2021, trouxeram um aumento próximo a 25% na conta de energia do brasileiro, trazendo prejuízos para sociedade e para empresas de diversos setores. Com a implementação da ISO 50001 em organizações é possível reduzir custos e consumo energético sem impactar na diminuição da produção, promovendo maior eficiência energética. 

A norma também traz requisitos que possibilitam a redução nos impactos ambientais, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera, reforçando a imagem da organização em relação às preocupações climáticas ...

Artigo atualizado em 20/04/2023 04:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica