Publicado em 02 nov 2021

Como a privatização dos Correios pode impactar as vendas online

Redação

Com a privatização, é esperada uma entrega mais rápida e de menor custo ao consumidor, já que as empresas privadas costumam investir mais em tecnologia e automação, enquanto que, para manter a autossuficiência e capacidade de investimentos futuros, seriam necessários, segundo o governo, investimentos da ordem de R$ 2 bilhões ao ano. Uma possibilidade bastante viável é o desmembramento dos Correios Entrega - que é a parte que lida com os serviços logísticos usados pelos e-commerces - do restante da empresa, que continuaria entregando as partes que são de interesse público e segurança nacional.

Cláudio Dias – 

Uma das maiores estatais do Brasil está prestes a ser privatizada e, deixando questões políticas à parte, vale pensar nos impactos que esta medida pode trazer para o consumidor. Apesar de polêmico, este é um tema de vital importância para todo o ecossistema de vendas online, já que estamos falando do principal pilar do comércio eletrônico brasileiro.

É preciso deixar claro que os Correios não têm monopólio na entrega de encomendas e concorre diretamente com inúmeras empresas privadas. O Mercado Livre, por exemplo, que é um dos maiores marketplaces do mercado, está criando seus próprios centros de distribuição e investindo em frota própria, que contempla a aquisição de um avião para uso exclusivo da sua logística.

Os Correios contam hoje com mais de 100.000 funcionários, alcançam mais de 5.500 municípios brasileiros, é o maior operador logístico da América Latina e um dos maiores do mundo. Por isso, neste momento, é seguro dizer que não existe um concorrente com toda esta capilaridade.

Outro fato importante é que os Correios, ao contrário do que muitos imaginam, não vêm dando prejuízo nos últim...

Artigo atualizado em 01/11/2021 05:47.

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Facilitando o acesso à informação tecnológica