Publicado em 21 fev 2023

Como melhorar o sistema de gestão da energia da empresa

Redação

As análises dos sistemas de energia estão quase sempre associadas a custos e, em alguns casos, ela é usada apenas para comparar desempenhos de pacotes alternativos. A avaliação dos custos pode ser realizada de forma aproximada, examinando apenas a energia elétrica utilizada em um sistema de potência. No entanto, onde fontes opcionais estão disponíveis, como energia importada de outro sistema ou energia gerada localmente, é necessário estimar os dois separadamente e avaliar o custo total em uma base comum para determinar se as condições selecionadas são ótimas ou se algum custo relativo ajuste seria mais econômico. O custo da energia elétrica produzida por um grupo gerador local não será igual ao fornecido pela concessionária e não poderá ser facilmente relacionado diretamente a ele. A gestão da energia é sustentável e mais eficaz quando está integrada aos processos gerais de negócios de uma organização, como, por exemplo, as operações, finanças, qualidade, manutenção, recursos humanos, compras, saúde e segurança e política ambiental. Assim, o gerenciamento de energia é o processo de monitoramento, controle e conservação de energia em um edifício ou organização. Normalmente, isso envolve medir o consumo de energia e coletar os dados, encontrar oportunidades para economizar energia e estimar quanta energia cada oportunidade poderia economizar. Pode-se analisar os dados do medidor para localizar e quantificar o desperdício de energia de rotina e também pode-se investigar a economia de energia que poderia obter substituindo equipamentos (por exemplo, iluminação) ou atualizando o isolamento da edificação. Agir para direcionar as oportunidades de economizar energia, ou seja, lidar com o desperdício de rotina e substituir ou atualizar o equipamento ineficiente. Deve-se começar com as melhores oportunidades primeiro e acompanhar o progresso analisando os dados do medidor para ver como os esforços de economia de energia funcionaram. Existem diretrizes práticas e exemplos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão da energia (SGE).

Da Redação – 

O objetivo dos requisitos para a melhoria contínua da gestão da energia em uma empresa é permitir, promover, apoiar e sustentar melhorias de desempenho energético e a obtenção de outros resultados pretendidos. Por exemplo, a medição aprimorada pode apoiar o desempenho energético por meio de um melhor controle operacional e também pode ajudar a quantificar o caso de modificações ou atualizações de equipamentos ou práticas operacionais aprimoradas. A melhoria contínua pode ser aplicada a qualquer ou a todos os processos do SGE.

As organizações podem demonstrar conformidade com o requisito de melhoria contínua do desempenho energético, usando uma variedade de abordagens e considerando o contexto da organização. A melhoria nos resultados mensuráveis, em comparação com um período de referência (por exemplo, linha de base) ou condição (por exemplo, business-as-usual), demonstra melhoria de desempenho energético.

Os ajustes serão normalmente necessários para levar em conta o impacto de variáveis relevantes ou fatores estáticos no desempenho energético do período ou condições atuais e de referência. Ser mensu...

Artigo atualizado em 17/02/2023 11:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica