A gestão municipal usando a ISO 18091
Redação
A ISO 18091, edição de 2019, especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização: precisa demonstrar sua capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam ao cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; e visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação efetiva do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e garantia de conformidade com o cliente e requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.
B. V. Dagnino -
Os prefeitos municipais no Brasil mereciam ser qualificados como heróis. Lutando contra as mais diversas dificuldades, conseguem superá-las tanto quanto possível, apesar de o tão sonhado novo pacto federativo nunca se tornar realidade. Escassez de recursos, agravada pela crise econômica, é a tônica do dia-a-dia da administração das prefeituras, que exige criatividade e mesmo verdadeiros malabarismos para assegurar aos munícipes um mínimo de qualidade de vida.
Exemplos desse empenho são muitos, que geraram reconhecimento com o recebimento do prêmio Prefeito Empreendedor de iniciativa do Sebrae. Citando apenas um deles, quase 100 iniciativas foram incluídas no Banco de Boas Práticas da Federação Catarinense de Municípios. Usando a máquina de pesquisa do Google, é possível identificar a inovação para a melhoria em municípios de norte a sul do Brasil, que não seria possível enumerar neste espaço.
Mas. segundo os jornais, 300 prefeituras estão na mira do COAF por suspeita de desvio de dinheiro público. Talvez 5% dos mais de 5.500 municípios não é muito, pode-se argumentar. Aí nos esque...