Estruturar os processos internos é a chave para garantir a eficiência dos colaboradores
Redação
O objetivo é reduzir inconsistências e tornar qualquer treinamento mais eficaz. Sem processos definidos, cada novo funcionário tende a executar as tarefas à sua própria maneira, criando variações que comprometem a uniformidade dos resultados. Isso pode dificultar a integração da equipe, afetando a produtividade de todos os pontos de contato.
Jhonny Martins –
Durante a expansão de uma empresa, a qualidade e o desempenho da equipe passam a depender cada vez mais de processos claros e bem estabelecidos. Os procedimentos estruturados de forma coesa permitem que todos alcancem resultados consistentes, impulsionando o crescimento da organização independentemente da experiência dos novos colaboradores.
De acordo com uma pesquisa da Glassdoor, um processo de integração eficaz pode aumentar em até 82% a sintonia e permanência dos colaboradores na empresa, além de elevar em até 70% as taxas de produtividade. No entanto, um levantamento da Gallup revelou que quase 90% das empresas não consideram seu processo de onboarding alinhado com as melhores práticas.
Assim, sem processos definidos, cada novo funcionário tende a executar as tarefas à sua própria maneira, criando variações que comprometem a uniformidade dos resultados. Isso pode dificultar a integração da equipe, afetando a produtividade de todos os pontos de contato.
A criação de processos sólidos é o alicerce do desempenho organizacional. Quando uma empresa adota processos bem estruturados, per...