Publicado em 09 ago 2022

A qualificação das pessoas para a inspeção das estruturas de concreto

Redação

A inspeção de estruturas de concreto é um conjunto de procedimentos técnicos e especializados que compreendem a coleta de dados necessários e a formulação de diagnóstico e prognóstico da estrutura, visando manter ou restabelecer seus requisitos de segurança estrutural, de funcionalidade e de durabilidade. Dessa forma, em uma obra, toda estrutura de concreto passa por inspeções antes e depois de finalizada. A vistoria é documentada e após verificada com os dados do projeto. Os resultados podem indicar se há necessidade de intervenção ou se a obra será liberada para operação. E quando realizar as inspeções em estruturas? A recomendação é que sejam realizadas inspeções rotineiras visuais sem utilização de recursos especiais e frequentes, com o uso de ferramentas adequadas dependendo da exposição ambiental, como localização geográfica, condições de uso e idade da estrutura. Na inspeção rotineira deve registrar as possíveis anomalias na estrutura e também os defeitos encontrados em análises anteriores que apresentarem evolução. Investigar a causa dos problemas e representar com imagens das condições da estrutura deve ser parte do processo de inspeção. Apesar da limitação da avaliação rotineira, é possível saber se haverá possibilidade de realizar adaptações para adequá-la às normas técnicas, A inspeção ajuda a determinar a capacidade de suportar a carga adicional e resistir a danos estruturais. Além de indicar uma possível intervenção para uma mudança no uso da estrutura. Existem requisitos normativos para a qualificação e a certificação de pessoal para a inspeção de estruturas de concreto.

Da Redação – 

Para se ter uma durabilidade e qualidade satisfatória em estruturas de concreto e para diminuir os riscos de surgimento de trincas e alguns tipos de patologias, é necessário efetuar um controle de qualidade antes, durante e depois da execução da obra, realizando ensaios tecnológicos na fase de execução, no estado endurecido como resistência à compressão axial e compressão diametral e no estado fresco os ensaios de consistência e coesão. A durabilidade só se concretizará caso as manutenções sejam cumpridas.

Com a realização da manutenção em uma periodicidade previamente determinada pelo engenheiro projetista, é possível prolongar a vida útil comparado com o desempenho da estrutura caso não ocorresse a manutenção. A patologia das estruturas de concreto é o estudo das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas.

Dentro das diversas classificações de patologias no concreto, têm-se as fissuras, que também possui sua subclassificação (cisalhamento, torção, vertical e esmagamento) e podem ser descobertas pela forma como se a...

Artigo atualizado em 09/08/2022 06:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica