Publicado em 09 ago 2022

Os caminhos para se construir uma estratégia de proteção da privacidade

Redação

A proteção de dados pessoais (DP), dentro de sistemas de tecnologia da informação e de comunicação (TIC), é geral em sua natureza e coloca os aspectos organizacionais, técnicos e processuais em uma estrutura abrangente de privacidade. Essa se destina a ajudar as organizações a estabelecerem os seus requisitos de salvaguarda de DP dentro de um ambiente TIC. Isso envolve uma estratégia especificando uma terminologia comum de privacidade; especificando os atores e os seus papéis no tratamento dos DP; descrevendo os requisitos de salvaguarda da privacidade; e referenciando os princípios conhecidos de privacidade. Em algumas jurisdições, as referências aos requisitos de salvaguarda da privacidade podem ser entendidas como complementares aos requisitos legais para proteção do DP. Devido ao crescente número de tecnologias que processam DP, é importante ter normas de segurança da informação que forneçam uma base de entendimento comum para a proteção dos DP. O uso comercial e o valor crescentes dos DP, o compartilhamento dos DP entre diferentes jurisdições legais e a complexidade cada vez maior dos sistemas de TIC podem tornar difícil para uma organização assegurar a privacidade e alcançar o compliance com as várias leis aplicáveis. Porém, as partes interessadas na privacidade podem prevenir o surgimento da incerteza e da desconfiança, lidando adequadamente com as questões de privacidade e evitando casos de uso dos DP.

Da Redação – 

Uma política de privacidade envolve a intenção e a orientação geral, regras e compromissos, formalmente expressos pelo controlador de DP, relativos ao seu tratamento em uma configuração específica. Dessa forma, as empresas que coletam e geram grandes quantidades de informações, que têm câmeras de vídeo para monitorar suas instalações e sistemas de controle de acesso, que armazenam dados de clientes, funcionários e visitantes precisam seguir cinco regras fundamentais para ter sistemas de privacidade eficientes.

Essas empresas precisam ficar alertas para o fato de que terem uma estratégia estática de proteção de privacidade pode não ser mais suficiente, pois os crimes cibernéticos estão em alta e os agentes de ameaças estão se tornando muito mais experientes com seus métodos de ataque. As pessoas, sejam funcionários, clientes ou o público em geral, também querem saber como suas informações pessoais estão sendo coletadas, armazenadas e usadas. Por causa disso, novas legislações e regulamentos de privacidade estão entrando em vigor em todo o mundo para responsabilizar as empresas e conscientizar a todos, e...

Artigo atualizado em 09/08/2022 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica