Publicado em 09 ago 2022

O monitoramento da energia pode aumentar a produtividade das indústrias

Redação

A indústria brasileira é uma das maiores consumidoras de energia elétrica da atualidade, utilizando 36% de toda a energia disponível no país. Mas sabe-se que, por meio de projetos em eficiência energética, é possível minimizar esses gastos. É o que indicam os cálculos realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em que os ganhos com eficiência energética podem reduzir aproximadamente 6% do consumo industrial com energia até 2030. O monitoramento contínuo de energia pode auxiliar neste processo de aumento da qualidade de energia nas indústrias, além de sua importância para o crescimento da produtividade nas empresas.

Rodrigo Pereira – 

A indústria brasileira é uma das maiores consumidoras de energia elétrica da atualidade, como apontam os dados da EPE, que revela que este mercado consome 36% da energia disponível para todos os setores do país. No entanto, para que este cenário seja minimizado, há algum tempo a indústria tem investido em projetos de eficiência energética e, como resultado de tais implementações, cálculos realizados pela EPE indicam que, até 2030, os ganhos de eficiência energética reduzirão aproximadamente 6% do consumo de eletricidade no setor.

Levando em conta esta projeção e a importância de se investir cada vez mais em qualidade de energia e eficiência energética, é fundamental acompanhar a saúde operacional de todos os componentes de uma instalação, a fim de evitar falhas inesperadas e tempo de inatividade dos equipamentos. Neste sentido, o monitoramento de energia surge como um grande aliado às equipes de manutenção, uma vez que, por menor que seja a falha ou manutenção necessária, ela não passará despercebida, auxiliando na redução do alto consumo de energia elétrica.

O monitoramento de energia por si só ...

Artigo atualizado em 09/08/2022 06:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica