Publicado em 09 ago 2022

A segurança dos alimentos deve ser uma responsabilidade de todos

Redação

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. As DT provocam muita morbidade e mortalidade em todo o mundo. Em muitos países, durante as últimas duas décadas, têm emergido como um crescente problema econômico e de saúde pública. Numerosos surtos de DTA atraem atenção da mídia e aumentam o interesse dos consumidores. Há previsões de que o problema aumente, especialmente com as várias mudanças globais, incluindo crescimento da população, pobreza, exportação de alimentos e rações animais, que influenciam a segurança alimentar internacional. A ocorrência de DTA relaciona-se com diversos fatores, como: condições de saneamento e qualidade da água para consumo humano impróprios; práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados. No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus. No entanto, há também surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) causados por vírus (rotavírus e norovírus) e, em menor proporção, por substâncias químicas. Os principais agentes causadores das doenças transmitidas por alimentos são: salmonella; escherichia coli; staphylococcus aureus; coliformes; bacillus cereus; rotavírus; norovírus. Os sintomas mais comuns são as náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre.

Da Redação – 

Para minimizar os riscos dos alimentos, foram criados mecanismos para monitorar a sua produção, como a rastreabilidade, principalmente em decorrência do avanço do comércio internacional, que pressupõe maior regulação dos processos produtivos, com base em uma legislação internacional aceita pela maioria dos agentes envolvidos, com a adoção do princípio da precaução. A adoção deste princípio foi a resposta inovadora que se buscou para preservar a sociedade de ameaças reais ou mesmo do sentimento geral de medo em relação à defesa da saúde pública, da qualidade dos alimentos e do equilíbrio do meio ambiente. Novos produtos alimentares criados pela indústria têm conquistado um público sempre mais amplo, principalmente nos grandes centros urbanos, nos quais a cultura de preparo rápido dos alimentos (fast-food) é uma realidade.

Produzir e fornecer alimento seguro são fatores que desafiam os diversos agentes envolvidos na cadeia de alimentos. O recolhimento de produtos alimentares pela indústria em virtude de contaminação tem se tornado uma prática recorrente, seja esta causada por micro-organismos patogênicos, par...

Artigo atualizado em 09/08/2022 06:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica