Publicado em 19 abr 2022

Como engajar as pessoas no sistema de gestão da qualidade

Redação

Segundo a NBR ISO 9001, a empresa deve determinar e prover as pessoas necessárias para a implementação eficaz do seu sistema de gestão da qualidade e para a operação e controle de seus processos. Para isso, a empresa deve determinar a competência necessária de pessoa (s) que realize (m) o trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Deve assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados e, onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas. Deve-se reter a informação documentada e apropriada como evidência de competência. As ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momento; ou empregar ou contratar pessoas competentes. Atualmente, há um interesse sem precedentes no envolvimento dos funcionários. Além das simples relações com os funcionários, o engajamento dos funcionários significa que a administração deve trabalhar para garantir que ele se sinta conectado à empresa e entusiasmado com o seu trabalho. Enquanto a pessoa está motivada para promover os interesses da organização, também experimenta a realização no trabalho ou na carreira, levando a se tornar mais produtiva. O gestor da qualidade deve sempre perguntar aos funcionários o que eles pensam, sabem ou veem. Uma vez por ano, durante uma auditoria, eles podem fazer uma ou duas perguntas a alguns funcionários. Mas, na maioria das vezes, o conhecimento e a experiência de suas equipes nunca são aproveitados. Em vez disso, os gestores tendem a passar a maior parte do tempo conversando uns com os outros ou fazendo perguntas a seus colegas em sites de relacionamento na internet. O gestor de qualidade deve entender que há diretrizes para engajar pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e sobre como aumentar seu envolvimento e competência dentro dele.

Para garantir que todos os seus funcionários estejam se esforçando para atingir os objetivos de sua organização, há uma forte necessidade de que eles estejam totalmente envolvidos. O envolvimento do pessoal permitirá que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização e haverá muitas outras ações positivas do pessoal. Esses podem incluir as propriedades e responsabilidades de resolver os problemas, as pessoas desejarão ativamente buscar as oportunidades que aprimorem as suas competências, conhecimento e experiência, haverá um aumento no compartilhamento de conhecimento entre os grupos e equipes, haverá um forte foco na criação de valor para os clientes e mais trabalhadores satisfeitos, entusiasmados e orgulhosos de trabalhar na empresa.

Em complemento, o treinamento contínuo, a educação e a experiência diversificada são os principais meios para alcançar a competência necessária para que o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade possam ser alcançados. Ao considerar as melhorias que podem ser feitas, pode ser útil analisar criticamente as barreiras ao engajamento. Esta análise crítica desencadeia algumas questões diretas, ...

Artigo atualizado em 19/04/2022 06:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica