Publicado em 05 dez 2023

A gestão da cadeia de suprimento do setor de energia nuclear

Redação

Os operadores e gestores nucleares dependem de cadeias de fornecedores tanto de produtos como de serviços para poderem produzir a energia nuclear. Esses fornecedores devem prover os produtos e serviços em todas as fases do ciclo de vida de um reator: projeto, construção, comissionamento, operação e descomissionamento. Dessa forma, a supervisão efetiva e eficiente da cadeia de abastecimento nuclear global é crucial tanto na construção nuclear quanto na operação das instalações. A implementação bem-sucedida da gestão da qualidade, como parte do sistema de gestão de uma usina de energia, incluindo a garantia e o controle de qualidade, é essencial para gerar confiança na indústria nuclear. Um alto grau de confiabilidade e integridade é exigido de produtos e serviços. A falha de estruturas, sistemas ou componentes para desempenhar sua função pretendida, ou resolver seu mau desempenho, pode afetar adversamente a economia, bem como a segurança e a confiança na energia nuclear. A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável. Assim, os princípios de gestão da qualidade descritos na NBR ISO 9001 incluem a declaração de cada um deles, a justificativa do o porquê o princípio é importante para a organização, alguns exemplos de benefícios associados e exemplos de ações típicas para melhorar o desempenho da organização quando aplicá-los.

Da Redação – 

Basicamente, a energia nuclear é do núcleo dos átomos que são pequenas unidades que constituem toda a matéria do universo, e a energia é o que mantém o núcleo unido. Há uma enorme quantidade de energia no núcleo denso de um átomo. A energia nuclear pode ser usada para criar eletricidade, mas primeiro deve ser libertada do átomo.

No processo de fissão nuclear, os átomos são divididos para liberar essa energia e um reator nuclear é uma série de máquinas que podem controlar a fissão nuclear para produzir eletricidade. O combustível que os reatores nucleares utilizam para produzir a fissão nuclear são pelotas de urânio. No reator nuclear, os átomos de urânio são forçados a se separar.

À medida que se dividem, liberam pequenas partículas chamadas produtos de fissão que fazem com que outros átomos de urânio se dividam, iniciando uma reação em cadeia. A energia liberada nesta reação em cadeia cria calor que aquece o agente de resfriamento do reator que pode ser água ou metal líquido e também sal fundido. O agente de resfriamento, aquecido pela fissão nuclear, produz vapor que movimenta as turbinas que acionam os geradores ou motores que geram a eletricidade.

As cadeias de suprimentos da indústria nuclear são vitais para operações seguras, confiáveis e eficazes durante todo o ciclo de vida de uma usina nuclear. O ideal seria o setor obter uma coordenação ainda mais estreita entre os licenciados, os reguladores e os for...

Artigo atualizado em 04/12/2023 11:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica