A inteligência artificial (IA) deve impactar o futuro do mercado de trabalho
Redação
A automação e a inteligência artificial (IA) tem causado rápidas mudanças no mercado de trabalho. Segundo o relatório Future of Jobs realizado pelo Fórum Econômico Mundial, a automação e a IA devem eliminar cerca de 85 milhões de empregos globalmente até 2025 ao mesmo tempo que vai gerar novas oportunidades de trabalho em áreas como tecnologia, saúde e meio ambiente. A realidade deste novo mercado já impacta diretamente o modo de trabalho de empresas e instituições, e possui uma previsão de movimentação de mais de 1 bilhão de reais em 2026, alcançando uma alta global de 1.900% em relação aos anos anteriores, de acordo com a consultoria americana MarketsandMarkets. Desta forma, pode-se prever algumas questões como o impacto da IA no mercado de trabalho, o futuro das empresas diante deste cenário e como os trabalhadores podem se adequar a esta nova era digital.
Marcelo Murilo –
Definitivamente, a automação e a IA estão mudando rapidamente o mercado de trabalho. De acordo com o relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial, lançado em outubro de 2020, este avanço tecnológico está transformando profissões e impactando milhões de empregos em todo o mundo, incluindo o Brasil. Segundo dados do estudo, a automação e a IA devem eliminar cerca de 85 milhões de empregos globalmente até 2025, enquanto cria novas oportunidades de trabalho em áreas como tecnologia, saúde e meio ambiente.
Neste cenário de transformações promovidas pela ascensão da automação no mercado de trabalho brasileiro, é possível fazer uma reflexão a partir dos dados do estudo The Future of Employment, da Universidade de Oxford, que analisou mais de 700 profissões nos Estados Unidos e avaliou a probabilidade de automação em cada uma delas, e aplicar esses insights ao mercado brasileiro, utilizando informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como de outras fontes relevantes.
Segundo essa análise, diversas profissões têm uma alta probabilidade de serem automatizadas nos próxim...