Publicado em 20 jun 2023

A Qualidade das embalagens plásticas picotadas

Redação

As resinas termoplásticas são muito utilizadas na produção industrial dos mais variados tipos de produtos plástico que, consequentemente, são incorporados ao cotidiano das pessoas nos mais variados fins. As resinas se dividem em dois grupos: termofixas/termorrígidas e as termoplásticas, de acordo com suas características de fusão e derretimento. As termofixas/termorrígidas são aquelas que endurecem quando em contato com o calor, em uma reação química irreversível. O filme final é insolúvel, inclusive, em solventes. Já as resinas termoplásticas são polímeros artificiais que podem ser remoldados, quando submetidos à aquecimento. Na prática, isso se dá pelos processos de injeção, sopro, extrusão de perfis, extrusão de chapas para termoformagem e rotomoldagem e extrusão de filmes. Se o filme final for exposto aos solventes adequados será solubilizado novamente e esse processo pode ser repetido várias vezes. Dessa forma, as resinas termoplásticas podem retornar à sua condição sólida diversas vezes, sem que haja grandes alterações em suas características originais. É assim que inúmeros tipos de produtos são fabricados, desde brinquedos até peças automotivas extremamente técnicas, bem como embalagens de alimentos, produtos de higiene, etc. Todos esses produtos estão muito presentes no cotidiano das pessoas ao redor do mundo, por isso sua importância para a indústria da transformação do plástico. A embalagem plástica picotada é aquela resultante de um filme tubular achatado, com ou sem solda lateral, com cortes descontínuos para facilitar a separação de unidades, podendo ser de fundo tipo estrela, multidobra ou reto. Há requisitos normativos de qualidade e para os métodos de ensaios para as embalagens plásticas picotadas.

Da Redação – 

As embalagens plásticas picotadas podem, também, ter o fundo blocado que é um tipo de fundo reto, soldado em bloco e picotado, e ter o fundo tipo multidobra (fundo estrela), um tipo de fundo dobrado ao meio uma ou mais vezes em sua maior extensão, soldado e picotado. O fundo reto é um tipo de fundo sem dobras e/ou sanfonas, soldado e picotado, o filme tubular é produzido em forma de tubo e achatado para embobinar e o tubete é um suporte cilíndrico para o embobinamento das embalagens.

Também denominadas como bobinas picotadas, ou seja, nada mais são do que recipientes de sacos plásticos que, por sua vez, já contam com um espaço delimitado de separação entre cada uma das unidades. Dessa forma, conseguem dar uma dinâmica mais ágil quando são utilizadas. Com isso, são muito utilizadas em espaços onde se precisa ter uma alta praticidade no processo de embalagem de produtos. Contudo, vale ressaltar que estes itens podem ser usados nos mais diversos tipos de negócio, independentemente do seu ramo de atuação.

Conforme determina a ...

Artigo atualizado em 20/06/2023 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica