Publicado em 20 jun 2023

A conformidade das lingas para a movimentação de sacaria

Redação

O transporte manual de sacaria é toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição. Para esse tipo de transporte realizado pelo trabalhador, fica estabelecida a distância máxima de 60 m para o transporte manual de um saco. No caso de operação manual de carga e descarga de sacos, em caminhão ou vagão, o trabalhador terá o auxílio de ajudante. No caso do uso das lingas, elas devem ser constituídas de material flexível, cuja resistência às intempéries deve estar dentro da validade do produto. O material flexível deve apresentar resistência mecânica compatível com sua utilização e resistência à tração determinada conforme a NBR 11912. A linha de costura deve ser adequada ao desempenho mecânico da costura e resistência à tração determinada conforme a NBR 13375. Há requisitos normativos obrigatórios para a fabricação e os métodos de ensaio para lingas reutilizáveis e descartáveis, destinadas à unitização, içamento ou movimentação de sacaria.

Da Redação – 

A alça de amarração é a parte da alça que entra em contato com a carga durante o içamento, mantendo a unitização, a alça excedente, alça livre ou alça de içamento é a parte que excede as dimensões da carga, sendo a parte da alça que perde contato com a carga durante o içamento. A base de sustentação de carga é constituída de duas tiras em forma de X na base do quadrilátero formado pelas fitas principais, sendo a carga máxima de trabalho ou safe working load (SWL) a máxima massa bruta permitida que a linga pode movimentar, transportar e armazenar, em quilogramas.

O dispositivo de pega é um acessório com dimensões proporcionais à base da linga que sustenta a carga, minimizando a formação de ângulos em todos os sentidos e a fita de amarra é a costurada ou não na alça de amarração, com a função de unir e fixar as quatro alças de amarração. Já as lingas são os dispositivos para unitização, içamento e movimentação de sacos empilhados, constituído de uma cinta flexível de material têxtil, com ligação entre as extremidades, formando quatro alças e um quadrilátero de fundo, conforme figura abaixo.

...

Artigo atualizado em 20/06/2023 05:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica