Publicado em 23 jan 2024

Os impactos da inteligência artificial (IA) na gestão de pessoas

Redação

As tecnologias para gestão de pessoas não estão isentas de desafios e questões éticas, de diversidade e inclusão. A necessidade de garantir a transparência nos processos decisórios, evitar a reprodução de preconceitos existentes nos dados utilizados pela IA e assegurar a privacidade e segurança dos dados dos colaboradores são apenas alguns dos pontos que exigem atenção.

Olivia Giumelli – 

A revolução tecnológica trouxe consigo a ascensão da IA, que tem impactado a sociedade moderna em diversas esferas. No contexto organizacional, a gestão de pessoas foi uma das áreas mais envolvidas por essa transformação, posicionando-se como uma ferramenta capaz de otimizar processos, aprimorar a tomada de decisões, automatizar tarefas repetitivas e até fazer análise preditiva de desempenho e proporcionar novos caminhos para a gestão de recursos humanos.

As ferramentas de machine learning, por exemplo, podem utilizar os algoritmos nessa área por meio do processamento de linguagem natural, ajudando as empresas a analisarem grandes conjuntos de dados para identificar padrões comportamentais, preferências individuais e tendências de desempenho a fim de fornecer informações valiosas para estratégias de desenvolvimento e retenção de talentos.

Além disso, o uso de modelos de inteligência em tempo real contribui significativamente para a proteção dos colaboradores que trabalham em operações de risco e possibilita uma abordagem proativa na identificação de potenciais ameaças, fortalecendo, assim, a segu...

Artigo atualizado em 23/01/2024 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica