Publicado em 23 jan 2024

Os conceitos de qualidade dos arames de aço inoxidável para fabricação de molas

Redação

A resistência do aço inoxidável, seu poder anticorrosivo e a baixa manutenção fazem dele o material ideal para uma ampla gama de aplicações. Além disso, também tem um longo ciclo de vida e é 100% reciclável. Por isso, o aço inoxidável é o material de escolha para molas de tração devido à sua alta resistência à corrosão, durabilidade e capacidade de suportar altas temperaturas. Além disso, o aço inox é um material não magnético, o que é importante em certas aplicações que requerem produtos não magnéticos. As molas de tração em aço inox são projetadas de acordo com as necessidades específicas da aplicação, levando em consideração fatores como a carga necessária, o comprimento da mola e a força máxima que a mola pode suportar sem deformar permanentemente. Há parâmetros normativos que fixam os conceitos de qualidade e os procedimentos aplicáveis para arames de aço inoxidável trefilado, com diâmetros até 10,00 mm, utilizados na fabricação de molas helicoidais de compressão, tração, torção, anéis e outros artefatos, expostos a influências corrosivas e também à temperatura de até 350ºC, dependendo da liga.

Da Redação – 

A resistência à corrosão dos aços inoxidáveis elimina a necessidade de quaisquer revestimentos de proteção adicionais, tornando-os o material ideal para molas que operam em diversas condições corrosivas, altas temperaturas e em locais onde a manutenção e a substituição são difíceis. Os arames devem ser fabricados com uma qualidade, incluindo a resistência à tração – oferecendo capacidades consistentes de formação de molas. Devem possuir um acabamento superficial e revestimento para lubrificar e auxiliar na formação das molas ao operar em altas velocidades em máquinas formadoras de molas, proporcionando boas características de enrolamento da mola.

As propriedades de mola dos fios de mola inoxidável devem ser obtidas por trefilação a frio de precisão, o que significa que a resistência à tração dos fios de mola é mantida em temperaturas operacionais de até 250°C com molas de aço inoxidável capazes de serem usadas em níveis de tensão reduzidos de até 450° C. O aço inoxidável grau 302 é um aço inoxidável de uso geral que normalmente é composto de 18% de cromo e 8% de níquel. O arame inoxidável 302 é o mais utili...

Artigo atualizado em 23/01/2024 12:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica